Oscar 2022: Netflix (NFLX34) ou Disney (DISB34)? Saiba qual leva a estatueta de melhor ação
O Oscar 2022 chegou. Os aficionados por cinema irão descobrir quem levará as estatuetas de melhor filme. Além de observar os looks dos atores e atrizes no tapete vermelho, é possível indicar qual ação é a mais recomendada para o seu bolso: Netflix (NFLX) ou Disney (DIS).
Quando se analisa o número de indicações no maior prêmio do cinema, o vencedor já é claro: ao todo, a Netflix foi indicada em 11 categorias, contra três da Disney. A maior plataforma de serviços de streaming do mundo, que há alguns anos nem sequer participava das premiações, hoje entrega produções com boa recepção de crítica e público.
Apesar disso, do lado financeiro, as duas empresas apresentam desempenhos antagônicos.
Resultados antagônicos
As gigantes do entretenimento tiveram cenários bem diferentes no trimestre. A Netflix divulgou números decepcionantes. O lucro operacional até cresceu, 35% no ano a ano. Porém, o que pesou mesmo foi a quantidade de assinantes abaixo do esperado.
Nos Estados Unidos, novos entrantes no mercado, como o Peacock, da NBC, e o Paramount+, da ViacomCBS, aumentaram a competição pela atenção dos usuários.
Rodrigo Crespi, analista da Guide, afirmou recentemente que, devido à sazonalidade do período de lançamentos da plataforma, em especial com o sucesso internacional “Round 6 (Squid Game)”, muitas pessoas assinaram a plataforma. Isso não significa, no entanto, que elas mantiveram suas assinaturas quando a maratona da série acabou.
Na carta, a Netflix afirmou que “mesmo em um mundo de incerteza e aumento da concorrência, está otimista sobre as perspectivas de crescimento a longo prazo da companhia”.
Já a Disney teve um desempenho considerado positivo em 2021, com o crescimento de assinantes do Disney+. Além disso, a forte demanda pelos parques temáticos nos Estados Unidos ajudaram a elevar os resultados da companhia do Mickey Mouse no quarto trimestre.
A empresa adicionou 11,8 milhões de assinantes ao Disney+ no último trimestre. Os assinantes do Disney+ chegaram a 129,8 milhões, ante estimativas da Factset de 129,2 milhões.
A receita total da Disney aumentou 34% no quarto trimestre de 2021 sobre um ano antes, para US$ 21,82 bilhões, superando a estimativa do mercado de US$ 20,91 bilhões, segundo dados compilados pela Refinitiv.
Qual a ação para comprar agora?
Apesar de serem concorrentes em alguns segmentos, a Disney é uma empresa que está muito além dos serviços de streaming, possuindo parques de diversão, linhas de brinquedos e produtos, estúdios com as franquias mais conhecidas da cultura pop, como Star Wars e Marvel, e redes de televisão.
“Pela maior diversificação de receitas em relação à Netflix, carrega um menor risco. A Disney é uma empresa consolidada, com quase 100 anos de fundação, é a melhor opção para quem deseja ter uma das ações, avaliando pelo ponto base do risco/retorno”, argumenta Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management.
Ele lembra que a Disney caiu cerca de 27% da máxima histórica, enquanto a Netflix acumula uma queda de mais de 45% desde que atingiu seu recorde.
“Isso resume bem o risco que o mercado visualiza em cada um dos ativos”, completa.
Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, recorda que, do ponto de vista da avaliação, a ação da Netflix negocia a 44 vezes o preço sobre lucro para 2022, com um múltiplo EV/Ebitda de cerca de 30 vezes, enquanto que a Disney está com um múltiplo um pouco mais baixo, negociando a 37 vezes o preço sobre o lucro e EV/Ebitda de 20 vezes.
“A Netflix, apesar do crescimento muito rápido da base, nos últimos anos essa base desacelerou, enquanto que a Disney está crescendo muito rápido. Ainda está com uma base menor que o Netflix, mas está conseguindo fechar esse gap bem rápido. É a principal concorrente”, completa.
Para Rodrigo Lima, analista da plataforma de investimentos Stake, antes do investidor escolher uma das duas, é necessário observar as projeções de crescimento das companhias.
“Precisa ter escala para sustentar, já que é um negócio caro, com atores caros e estúdios caros. O fluxo de caixa das duas é muito projetado na crença de que essas empresas vão crescer”, afirma.
Qual ação pode crescer mais?
Mesmo que a Disney seja considerada uma empresa mais “completa” que a Netflix, a queda das ações da segunda companhia pode abrir oportunidades de compra a um preço atrativo.
No ano, o papel da Disney acumula queda de 4%. Já a Netflix tombou mais de 30%.
“Parece que as ações da Netflix chegaram ao fundo do poço e tendem a retomar uma trajetória de alta. Existem indicadores de que isso talvez esteja acontecendo. O CEO da Netflix comprou mais de US$ 20 bilhões em ações da Netflix. Isso é uma sinalização muito boa, de que a ação está barata. Netflix pode ter um desempenho na Bolsa melhor que Disney justamente porque já apanhou demais. É difícil cair mais”, argumenta o analista de investimentos da plataforma de investimentos Stake, Rodrigo Lima.
Já Virgílio Lage, especialista da Valor Investimentos, coloca que a Netflix possui maior potencial de alta. Mesmo assim, ele sugere uma diversificação entre os ativos, com 70% de posição em Netflix e 30% em Disney.