Os preços das ações estão “insanamente” desconectados dos fundamentos, alerta gestor
Os mercados de ações, quando movidos pela euforia, nunca terminam bem, alerta o gestor da Crescat Capital, Kevin Smith, em uma nota semanal enviada a clientes na última sexta-feira (21).
“O mercado de ações dos EUA hoje está em um “La-la Land”. Está precificando uma nova fase de expansão da economia ao mesmo tempo em que uma grande recessão está apenas começando”, explica.
O gráfico abaixo, ressalta Smith, é uma excelente ilustração de quão insanamente desconectados os preços das ações estão em seus fundamentos subjacentes.
“As estimativas de margem de lucro do S&P 500 estão caindo! Os investidores do “buy the dip” não estão prestando atenção e simplesmente estão ansiosos demais para projetar um fundo”.
S&P 500 vs. Margens de Lucro
Segundo ele, desde a baixa de março, os investidores ficaram extremamente otimistas e confiaram na visão de que a liquidez dos bancos centrais criará milagrosamente crescimento econômico, em vez de apenas aliviar temporariamente a dor da queda do PIB e dos encargos das dívidas corporativas.
“Esse pensamento ilusório é induzido pela resposta intensa, mas de curta duração, da dopamina à impressão de dinheiro do Fed, mas ignora completamente como os ciclos de negócios funcionam”, pontua.
Smith ressalta que a impressão de dinheiro falhou por todas as vezes em que foi utilizada durante a história para combater recessões e frequentemente coincidem com as piores quedas do mercado.
“Hoje, é um sintoma importante de uma recessão grave, se não de depressão”.
A gestora de Smith tem um valor sob administração considerado pequeno, de US$ 240 milhões, porém também possui um histórico de bater o índice S&P 500.