BusinessTimes

Os melhores setores da Bolsa para se defender de um 2023 incerto, segundo Inter

20 dez 2022, 16:50 - atualizado em 20 dez 2022, 16:50
Itaú
Itaú faz parte do Inter Seleção 2023 (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

O ano de 2023 ainda deve trazer incertezas, com o cenário político local pesando diante do temor de descontrole das contas públicas com a aprovação da PEC da Transição.

Recentemente, o Inter Research lançou um novo preço-alvo de 118 mil pontos para o Ibovespa em 2023, na expectativa de um cenário mais restritivo, com risco fiscal e juros ainda elevados no Brasil e um exterior em desaceleração, impactando as commodities (de grande peso no índice).

Apesar da postura cautelosa, a instituição caçou oportunidades dentro da Bolsa, uma vez que os juros e a inflação ainda em patamares elevados favorecem receitas em alguns segmentos.

De acordo com o Inter, ações defensivas são a bola da vez. Em relatório publicado nesta semana, analistas destacam que os setores que melhor desempenharam nos últimos dois anos na Bolsa, considerando relação risco-retorno, permearam em papéis defensivos.

Esse é o caso das empresas de utilidades básicas, como segmentos de saneamento e energia elétrica, e commodities, como mineração e siderurgia e óleo e gás.

“Para o ano que vem, nossas expectativas seguem em torno de setores mais defensivos e que devem ser menos afetados pelo ambiente de aperto monetário, como utilities, seguradoras e papel e celulose. Em menor grau, apostamos também no segmento de siderurgia, tendo em vista os drivers ainda positivos para a demanda, em especial nos segmentos de agronegócio e máquinas e equipamentos“, afirma o Inter.

Dentro do setor de varejo, a cautela prevalece devido a juros altos, bancos com crédito pressionado pela inadimplência e recessão global e Covid na China afetando a demanda, principalmente.

Porém, os analistas acreditam que o segmento alimentício deve se sobrepor aos demais com a manutenção dos benefícios sociais.

Inter Seleção 2023

O Inter selecionou 12 ações de 12 setores diferentes para o próximo ano. A lista tem desde nomes de peso, como Itaú (ITUB4), a small caps promissoras, como 3R Petroleum (RRRP3).

Veja a composição do Inter Seleção:

Empresa Ticker
Itaú ITUB4
Direcional DIRR3
Energias do Brasil ENBR3
Minerva BEEF3
3R Petroleum RRRP3
Klabin KLBN11
Hypera HYPE3
Porto Seguro PSSA3
Iguatemi IGTI11
Gerdau GGBR4
Simpar SIMH3
Assaí ASAI3