BusinessTimes

Os melhores setores da Bolsa para se defender de um 2023 incerto, segundo Inter

20 dez 2022, 16:50 - atualizado em 20 dez 2022, 16:50
Itaú
Itaú faz parte do Inter Seleção 2023 (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

O ano de 2023 ainda deve trazer incertezas, com o cenário político local pesando diante do temor de descontrole das contas públicas com a aprovação da PEC da Transição.

Recentemente, o Inter Research lançou um novo preço-alvo de 118 mil pontos para o Ibovespa em 2023, na expectativa de um cenário mais restritivo, com risco fiscal e juros ainda elevados no Brasil e um exterior em desaceleração, impactando as commodities (de grande peso no índice).

Apesar da postura cautelosa, a instituição caçou oportunidades dentro da Bolsa, uma vez que os juros e a inflação ainda em patamares elevados favorecem receitas em alguns segmentos.

De acordo com o Inter, ações defensivas são a bola da vez. Em relatório publicado nesta semana, analistas destacam que os setores que melhor desempenharam nos últimos dois anos na Bolsa, considerando relação risco-retorno, permearam em papéis defensivos.

Esse é o caso das empresas de utilidades básicas, como segmentos de saneamento e energia elétrica, e commodities, como mineração e siderurgia e óleo e gás.

“Para o ano que vem, nossas expectativas seguem em torno de setores mais defensivos e que devem ser menos afetados pelo ambiente de aperto monetário, como utilities, seguradoras e papel e celulose. Em menor grau, apostamos também no segmento de siderurgia, tendo em vista os drivers ainda positivos para a demanda, em especial nos segmentos de agronegócio e máquinas e equipamentos“, afirma o Inter.

Dentro do setor de varejo, a cautela prevalece devido a juros altos, bancos com crédito pressionado pela inadimplência e recessão global e Covid na China afetando a demanda, principalmente.

Porém, os analistas acreditam que o segmento alimentício deve se sobrepor aos demais com a manutenção dos benefícios sociais.

Inter Seleção 2023

O Inter selecionou 12 ações de 12 setores diferentes para o próximo ano. A lista tem desde nomes de peso, como Itaú (ITUB4), a small caps promissoras, como 3R Petroleum (RRRP3).

Veja a composição do Inter Seleção:

Empresa Ticker
Itaú ITUB4
Direcional DIRR3
Energias do Brasil ENBR3
Minerva BEEF3
3R Petroleum RRRP3
Klabin KLBN11
Hypera HYPE3
Porto Seguro PSSA3
Iguatemi IGTI11
Gerdau GGBR4
Simpar SIMH3
Assaí ASAI3

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar