Fundos Imobiliários

Os melhores, piores e logística em destaque; o que movimentou fundos imobiliários hoje

01 fev 2023, 18:50 - atualizado em 01 fev 2023, 18:50
Fundos Imobiliários Pátria Logística
Índice de fundos imobiliários abriu o mês como encerrou o anterior, em queda; o que esperar para as próximas semanas? (Imagem: Reprodução/Pátria Logística)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 abriu fevereiro exatamente como fechou janeiro: em queda. Apesar de exibir fôlego para buscar mais um dia de alta, no início dos negócios, o índice acabou elevando as perdas e voltando a fechar no menor nível desde meados de dezembro do ano passado. Ainda assim, resiste acima do nível de 2.800.

Com isso, o Ifix fechou em queda de 0,50% nesta quarta-feira (01), aos 2.807 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundos imobiliários de destaque

Entre os fundos, o destaque entre as altas foi o HSI Logística (HSLG11), que subiu 2,80%, enquanto o Tordesilhas EI (TORD11) subiu 2,18%, devolvendo parte das perdas de 4,17% na véspera.

Assim assim,  o fundo está longe de recuperar-se do tombo de 24,62% registrado no acumulado de janeiro, sendo o pior FII do mês.

Veja os melhores e piores FIIs de janeiro

O dia foi marcado pelo tombo do fundo Versalhes Recebíveis (VSLH11), de 12,67% ao fim do pregão, chegando a recuar mais de 17% no início dos negócios e a registrar leilão da cota em alguns momentos do dia. Foi a maior queda diária do fundo desde a sua oferta pública inicial de ações (IPO), em 2021.

O VSLH11 engatou a quinta queda seguida, mas exibe uma desvalorização mais intensa desde ontem, de mais de 16%.

Fevereiro será Carnaval ou quarta-feira de cinzas para FIIs?

Após o Ifix fechar janeiro com desvalorização de 1,60%, o analista de real estate da Empiricus Research, Caio Nabuco de Araujo, avalia que a perspectiva é construtiva para os fundos em fevereiro.

“Ao contrário dos demais índices de renda variável, o Ifix não acompanhou a alta da segunda quinzena de janeiro. O spread do dividend yield [retorno com dividendos] do índice em relação à taxa real da NTN-B está muito próximo das máximas novamente”, comenta.

Segundo ele, diante da imprevisibilidade do novo governo em relação ao cenário macroeconômico, é possível que o mercado de fundos imobiliários tenha volatilidade. E para fevereiro, Araujo cita três FIIs que devem ser destaques e que são indicados pela Empiricus: