Os carros flex mais econômicos de 2023 (um deles roda 17 km/l na estrada)
A autonomia costuma ser um dos critérios mais usados na hora de comprar um carro, ainda mais se for tomado em conta a grande volatilidade que pressiona o preço dos combustíveis no país.
Nesse sentido, o novo ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), realizado pelo Inmetro, pode ajudar o motorista a decidir pelos carros mais econômicos.
O ranking aponta médias de consumo de 747 modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 35 montadoras diferentes.
O PBEV leva em consideração lançamentos de 2023 e veículos já comercializados no ano passado, cuja motorização passou por alterações para atender os novos limites de emissões impostos pelo Proconve L7, a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
A tabela completa foi divulgada no último dia 1 de fevereiro e conta com modelos recentes, como a nova geração da picape Chevrolet Montana, o elétrico Peugeot E-2008 e a volta da marca McLaren ao PBEV, com o super esportivo Artura, híbrido plug-in.
O documento completo pode ser acessado no site do Inmetro.
Ícone da Chevrolet é o mais econômico na estrada; Kwid domina na cidade
O Inmetro concedeu à versão 1.0 Manual do Chevrolet Onix Plus o título de flex mais econômico na estrada. O carro de passeio da GM chega a rodar 17 km para cada litro de gasolina em altas velocidades; no etanol, autonomia reduz para 11.8 km/l.
Para a cidade, no entanto, as melhores opções são as versões Zen ou Intense do Renault Kwid. Segundo o Inmetro, o compacto da marca francesa tem uma autonomia que chega a 15 km para cada litro de gasolina; no etanol, o Kwid alcança a autonomia de 15.3 km/l.
Confira os 7 flex mais econômicos, segundo o Inmetro:
Renault Kwid (Versão Zen ou Intense)
- Consumo cidade – 10,8 km/l (etanol)
- Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
- Consumo cidade – 15,3 km/l (gasolina)
- Consumo estrada – 15,7 km/l (gasolina)
Chevrolet Onix (Versão Manual 1.0)
- Consumo cidade – 9,3 km/l (etanol)
- Consumo estrada – 11,8 km/l (etanol)
- Consumo cidade – 13,4 km/l (gasolina)
- Consumo estrada – 16,9 km/l (gasolina)
Chevrolet Onix Plus (Versão Manual 1.0 Turbo)
- Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol)
- Consumo estrada – 12,4 km/l (etanol)
- Consumo cidade – 13,6 km/l (gasolina)
- Consumo estrada – 17,5 km/l (gasolina)
Volkswagen Voyage (Versão MPI)
- Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol)
- Consumo estrada – 10,9 km/l (etanol)
- Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina)
- Consumo estrada – 15,6 km/l (gasolina)
Peugeot 208 (Versão Like Manual)
- Consumo cidade – 10,4 km/l (etanol)
- Consumo estrada – 11,3 km/l (etanol)
- Consumo cidade – 14,7 km/l (gasolina)
- Consumo estrada – 16,3 km/l (gasolina)
Renault Sandero (Versão S Edition)
- Consumo cidade – 10 km/l (etanol)
- Consumo estrada – 10,2 km/l (etanol)
- Consumo cidade – 13,9 km/l (gasolina)
- Consumo estrada – 14,7 km/l (gasolina)
Fiat Mobi (Versão Easy)
- Consumo cidade – 9,8 km/l (etanol)
- Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
- Consumo cidade – 14,2 km/l (gasolina)
- Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina)