Os ativos que podem tirar seus investimentos do banho-maria do Ibovespa, segundo analistas: Gerdau (GGBR4), Vivara (VIVA3), Bitcoin (BTC) e mais
Com o foco dos investidores nos indicadores de emprego dos Estados Unidos e nas estimativas de queda na taxa de juros norte-americana, o payroll acima do esperado jogou um pouco de água fria nas perspectivas mais otimistas. Mesmo assim, a reação do mercado foi moderada, pesando a alta dos retornos do Treasuries.
Já as bolsas europeias atingiram o nível mais alto desde o início de 2022 com os investidores apostando que os maiores BCs da região terminaram de aumentar suas taxas de juros. O Stoxx 600 avançou quase 0,8% ontem para 472,26 e sobe mais de 11% no ano.
No Brasil, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, passou a semana em banho-maria, permanecendo nos 126 mil pontos em praticamente toda a semana. Sem gatilhos de curto prazo para voltar ao patamar dos 128 mil pontos com que encerrou a semana passada.
Apesar da aprovação para a privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a notícia pouco mexeu com o valor das ações, que acumulam queda de 2% na semana.
Confira agora os principais momentos do Giro do Mercado.
Excelente final de semana e ótima leitura.
Paula Comassetto
Giro do Mercado
Gerdau (GGBR4): queda do papel não assusta e ação entra em carteira voltada para dividendos; entenda a jogada
Quem acompanha de perto o mercado brasileiro deve ter percebido a fase ruim que vive Gerdau na Bolsa. A ação GGBR4 amarga uma queda de -20% em 2023, e -5% só no último mês mesmo com a alta de 12,54% do Ibovespa em novembro.
Para Ruy Hungria, o mercado está jogando “para baixo” o valor da ação mais do que seria considerado justo. Atualmente, o papel GGBR4 negocia a apenas 4x Ebitda, um valuation bastante interessante na visão do analista.
“Além disso, o nível de alavancagem da Gerdau está muito baixo, o que permite que ela continue pagando bons dividendos mesmo que o setor não melhore e o cenário continue desfavorável para as siderúrgicas”, explica.
Mesmo após as quedas sequenciais do papel na Bolsa, o analista acredita que GGBR4 está entre as melhores ações da Bolsa para investir no momento em busca de dividendos.
Sai XP Malls (XPML11) e entra Vinci Shopping Center (VISC11) no portfólio de FIIs recomendados para investir agora
Em novembro, junto de outros ativos de risco, os fundos imobiliários também se beneficiaram da tendência de valorização que tomou conta do mês.
Segundo Caio Araujo, a categoria tem apresentado maior participação nas carteiras dos investidores domésticos. E isso se deve a dois fatores: queda da taxa Selic e consolidação da indústria, com ritmo acelerado de incorporações de fundos imobiliários nas últimas emissões.
“As gestoras aproveitam, principalmente antes do recesso de fim de ano, para intensificar a captação por meio de ofertas, até pelo intuito de terminar o ano com os fundos em alta na Bolsa”, explica.
Por isso, “resolvemos realizar parte do lucro de novembro e também aproveitar a remarcação de um fundo ou outro. Só por isso tiramos o XPM11 da carteira. Continuamos gostando do fundo e o recomendamos em carteiras das assinaturas da Empiricus Research”, explica. “E adicionamos o VISC11 por ser um fundo de shoppings com portfólio bem diversificado e com timing interessante porque está em processo de emissão de cotas”.
Rali do Bitcoin (BTC): para especialista da Empiricus Research, bull market de cripto recém está começando
O desempenho do Bitcoin tem impressionado os investidores há algum tempo com retornos que alcançam 150% no ano.
Esta semana a maior criptomoeda do mundo acaba de atingir um novo recorde, superando os US$ 44 mil e registrando sua máxima em 19 meses.
O principal motivo que explica esse otimismo dos especialistas em criptomoedas é a possível aprovação do primeiro ETF de Bitcoin à vista nos Estados Unidos até o dia 10 de janeiro.
Para Paulo Camargo, especialista em cripto, “estamos começando a entrar em um período de bull market mais expressivo de mercado, 2023 ainda foi um período de recuperação […]. Eu imagino que a gente deve ver um ciclo mais alongado, que vai se alongar pelo ano de 2024 e muito provavelmente no ano de 2025.”
Veja a entrevista completa com o especialista e qual é o potencial de ganho para o Bitcoin.
Vivara (VIVA3) é uma das principais ações para surfar o ‘rali de natal’ da bolsa em 2023, afirma analista
Embora não exista nenhuma explicação científica para o rali de fim de ano, o fato é que, desde 1999, o Ibovespa apresentou retorno positivo nos últimos três meses do ano em 66% das vezes.
Em 2023 não parece ser diferente. Depois de recuar 2,9% em outubro, o principal índice acionário brasileiro registrou vigorosa alta de 12,5% em novembro. E, segundo analistas, as perspectivas para dezembro continuam favoráveis.
Neste contexto, o analista Richard Camargo, da Empiricus, recomenda uma ação para surfar o rali em curso: Vivara (VIVA3).
Além de ser uma empresa premium do varejo brasileiro, a ação tem a sazonalidade como trunfo para o período.
“O dia dos namorados e o final de ano, com o Natal, são os dois períodos mais fortes para a Vivara no ano. Ela é uma marca super presenteada, com um aspecto familiar e com produtos mais caros”.
Este foi o Giro da Semana.
Espero você na próxima semana.