Os 17 setores da economia que terão mais quatro anos de desoneração da folha de pagamento; confira
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (24), em caráter de urgência, o Projeto de Lei que prorroga por quatro anos a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia.
A proposta aprovada pelo Senado reduz a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 20% para 8% em cerca de 3 mil municípios do país.
Inicialmente, o relator havia optado por acatar as mudanças promovidas pela Câmara, que substituiria a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.
No entanto, após pedido de vista do líder do governo, o relator voltou atrás e resolveu apresentar o texto original, do Senado.
A expectativa do legislador é de que, com a medida, esses setores ampliem a contratação de funcionários e promovam mais empregos.
- Dividendos da Petrobras estão em risco? Entenda no Giro do Mercado por que uma notícia assustou o mercado e fez as ações da petroleira despencarem na segunda-feira (24); clique aqui e assista!
Quais são os 17 setores?
Os setores da economia que vão se beneficiar da decisão são:
- calçados
- call center
- comunicação
- confecção/vestuário
- construção civil
- empresas de construção e obras de infraestrutura
- couro
- fabricação de veículos
- carroçarias
- máquinas
- equipamentos
- proteína animal
- têxtil
- tecnologia da informação (TI)
- tecnologia de comunicação (TIC)
- projeto de circuitos integrado
- transporte metroferroviário de passageiros
- transporte rodoviário coletivo
- transporte rodoviário de cargas