Os 10 itens que lideram as intenções de compras no Natal, segundo o Mercado Livre
O novo levantamento realizado pelo Mercado Livre revelou que roupas e calçados serão os itens mais comprados pelos consumidores brasileiros no Natal deste ano – representando, respectivamente, 63,5% e 52,9% do total.
Brinquedos e celulares vêm em seguida, com 47,7% e 27%. A bicicleta, que representava a data há algumas décadas, agora ocupa o fim da lista com 6% das intenções.
Produtos mais considerados para o Natal 2019 |
---|
63,3% – vestuário |
52,9% – calçados |
47,7% – brinquedos |
27% – celulares |
22,4% – alimentos e bebidas |
21,7% – eletrodomésticos |
21,2% – produtos de beleza |
14,6% – cestas de Natal |
10,9% – computador/notebook |
6% – bicicleta |
Outro dado da pesquisa diz respeito a presentes. 26,6% dos brasileiros afirmaram trocar presentes entre todos que estão na festa, 24,3% costumam fazer amigo secreto ou alguma outra brincadeira e 18% presenteiam apenas crianças.
Comparação internacional
O Mercado Livre também levantou informações na Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Peru.
Comparando com os outros países, o Brasil se revelou como mais solidário: 57,3% deles, ao comprar presentes de Natal, valorizam lojas e shoppings que realizam ações solidárias, enquanto o percentual no Peru é de 56,3%.
Os brasileiros também são mais organizados, com 36,9% comprando produtos com 10 dias de antecedência. Já na Argentina e no Uruguai, as pessoas deixam para comprar os presentes na última hora, dois dias antes do Natal.
Outra diferença está nos itens que não podem faltar na ceia. No Brasil, a preferência é pelo peru natalino e o panetone, acompanhado de cerveja. Colombianos, por outro lado, preferem vinho.