Bitcoin (BTC)

Órgão regulador suíço estabelece restrições severas à negociação de Bitcoins em fundos de investimento

06 nov 2018, 21:16 - atualizado em 06 nov 2018, 21:18

A autoridade supervisora do mercado financeiro suíço (FINMA) de acordo com a Swissinfo, está recomendando que os provedores de serviços financeiros do país aloquem uma ponderação de risco de 800% para criptoativos. Sob essa diretriz, um provedor de serviços financeiros deve assumir um valor norte de US$ 50.000 para cada Bitcoin ao calcular o risco de seus ativos. O Bitcoin é negociado atualmente em torno de US $ 6.400. A ponderação de 800% que a FINMA está sugerindo que vê os criptoativos como muito voláteis e numa tentativa de dar força ao mercado e protegê-lo de eventuais quebradeiras. Os atuais valores das criptomoedas não andam favorecendo as posições de curto prazo.

Essa ação da FINMA coloca a negociação de criptoativos no mesmo nível da atividade dos fundos de hedge. Flutuações intensas nos preços das criptomoedas no ano passado podem ter chegado ao fundo do poço nos últimos meses, mas o espectro da volatilidade ainda paira sobre a classe de ativos.

A FINMA sugere que outros países adotem uma linha ainda mais rígida com as criptomoedas na ponderação de risco.

A FINMA também coloca um limite nas atividades de trading de criptomoedas de 4% do capital total, ao somar posições longas e curtas. O regulador insiste que as instituições relatem quando atingiram o limite.

Além disso, o regulador diz que as criptomoedas não podem ser consideradas como ativos altamente líquidos ao determinar os índices de liquidez – os bancos devem deixar alocado montantes cobrir as perdas de curto prazo.

Há muitos fundos de investimento baseados em criptoativos sediados na Suíça atualmente, que possui a legislação mais avançada e permissiva ao setor no mundo. Fundos como Transfero Swiss(que por acaso opera no Brasil), estão na dianteira mundial de um mercado que ainda engatinha no Brasil. A Suíça está tão avançada no tema que possui uma região, conhecida como CryptoValley, em Zug. Onde várias startups estão sediadas. Como já reportamos aqui nesse portal.

Apesar dos obstáculos relativamente altos sendo estabelecidos para o comércio de criptomoedas, a Bitcoin Association Switzerland reagiu positivamente às recomendações da FINMA.

 

Invista e compre Bitcoin na BrasilBitcoin.

                         
Siga-nos no Telegram   no Instagram no WhatsApp   no Twitter

 

www.cryptowatch.com.br

 

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.