BusinessTimes

Órgão regulador de câmbio da China consultou bancos e empresas sobre risco do yuan

30 ago 2021, 9:06 - atualizado em 30 ago 2021, 9:07
Yuan
Duas outras fontes, também diretamente envolvidas, disseram que a pesquisa conduzida este mês era diferente do questionário trimestral de rotina que os bancos respondem sobre suas carteiras de negociação (Imagem: REUTERS/Thomas White/Illustration)

O órgão regulador cambial da China tem conduzido uma rara pesquisa com bancos e empresas para consultá-los sobre seus processos de gestão de risco e capacidade de lidar com a volatilidade do yuan, disseram três fontes à Reuters.

A Administração Estatal de Câmbio da China (Safe, na sigla em inglês) pesquisou sobre “como as empresas de diferentes setores administram sua exposição cambial e como utilizam as ferramentas de hedge”, disse uma das fontes, diretamente envolvida na pesquisa.

A Safe não informou uma razão para a pesquisa, mas o momento sugere que as autoridades chinesas estão se preparando para volatilidade da moeda à medida que o Federal Reserve e outros grandes bancos centrais afastam as economias dos generosos estímulos da era da pandemia, buscando evitar uma repetição da violenta queda do yuan durante o aperto monetário visto nos EUA entre 2015 e 2016.

Duas outras fontes, também diretamente envolvidas, disseram que a pesquisa conduzida este mês era diferente do questionário trimestral de rotina que os bancos respondem sobre suas carteiras de negociação.

Esta pesquisa foi semelhante às feitas em 2014 e 2016, disseram as fontes, quando os bancos consultados receberam um pedido por detalhes sobre como administravam as expectativas das empresas e como ajudariam clientes corporativos a protegerem suas exposições cambiais.

A Safe não respondeu a pedidos de comentários da Reuters até momento da publicação desta reportagem.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar