CryptoTimes

Optimism, rede de 2ª camada da Ethereum, abre para todos os desenvolvedores

17 dez 2021, 11:08 - atualizado em 17 dez 2021, 11:08
A iniciativa significa que qualquer projeto pode, a partir de agora, implementar seus contratos autônomos na rede Optimism (Imagem: Optimism Ethereum/Medium)

Optimism, rede de segunda camada para escalabilidade da Ethereum (ETH), anunciou ontem (16) que removeu sua lista exclusiva e já está aberta para todos.

A iniciativa significa que qualquer projeto pode, a partir de agora, implementar seus contratos autônomos na rede Optimism.

Até então, a rede estava disponível somente para projetos com boa reputação, como Uniswap e Synthetix. A lista de boa reputação possibilitou à Optimism selecionar projetos para comunicação direta e solução de erros.

O lançamento público de Optimism permitirá que todos os desenvolvedores de projetos desenvolvam na rede de modo apermissionado, semelhante à Ethereum.

No mês passado, Optimism lançou “EVM Equivalence”, dizendo que a rede está totalmente alinhada à Ethereum Virtual Machine e que desenvolvedores podem emitir contratos com “um clique”.

Agora que a lista exclusiva da Optimism foi removida, seu valor total bloqueado (TVL) pode aumentar. Atualmente, seu TVL é de cerca de US$ 375 milhões.

O valor é relativamente pequeno se comparado com o da rival Arbitrum, que é de US$ 2,25 bilhões. Arbitrum abriu sua rede para desenvolvedores em maio deste ano, e lançou sua rede principal em agosto.

A ideia por trás de redes de escalabilidade da Ethereum (também chamadas de “redes de segunda camada”) é reduzir as taxas de gás.

Essas redes permitem o processamento de transações fora da rede principal da Ethereum, o que ajuda na redução do espaço de bloco usado na Ethereum e na diminuição das taxas de gás.

theblock@moneytimes.com.br