Oposição venezuelana exige de Maduro data para retomar diálogo político
A oposição venezuelana pediu ao governo do presidente Nicolás Maduro que estabeleça uma data para retomar negociações políticas no México que poderiam aliviar o longo período de crises econômicas e políticas do país.
Delegados do governo e da oposição se reuniram na Cidade do México em 26 de novembro, após mais de um ano de hiato, e assinaram um “acordo social”, mas não anunciaram uma data para se reunir novamente. A oposição disse que se encontraria com o partido governante em dezembro.
O governo “define novas condições para avançar na questão política”, disse a oposição em uma declaração no Twitter publicada no sábado à tarde, mas não deu detalhes sobre quais eram os novos requisitos oficiais.
O líder da delegação da oposição, Gerardo Blyde, disse nesta semana que as negociações entrariam em uma fase desafiadora, incluindo questões políticas e de direitos humanos.
O Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
“Exigimos que Nicolás Maduro não continue adiando o compromisso assumido no México e prossiga imediatamente na definição da data, dentro do mês de dezembro, para continuar a negociação com a agenda política e de liberdade, conforme acordado”, disse a oposição.