Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Opinião: Vovós ganhando dinheiro

Luiz Augusto Pacheco - 23/02/2017 - 19:50

Luiz Augusto Pacheco é gestor da Inva Capital. Texto originalmente publicado em Value for Life

vovós

Elas haviam montado um clube de investimentos entre 1983 e 1994 conseguiram uma rentabilidade anualizada de 23,4% – no mesmo período, o S&P500 teve retorno anualizado de 14,9%. Claro, isso chamou a atenção da mídia e elas ficaram muito famosas – inclusive lançaram um livro.

vovós

“Que exemplo!”, pensei. Então comecei a pesquisar mais sobre elas para poder escrever algo que inspirasse as investidoras.

Infelizmente, minha empolgação rapidamente se transformou em decepção. As senhoras levavam em consideração novos aportes na hora de calcular a rentabilidade, o que acabou inflacionando (e muito!) a performance do clube.

A rentabilidade real anualizada delas foi 9,1% (bem abaixo do S&P500) e eu tive que encontrar outro assunto para escrever. Quando vi o email que uma corretora enviou aos clientes com a história desse clube de investimento usando-o como pitch de vendas de ações, lembrei dessa minha história.

A lição aqui é (no caso das senhoras, seria um maior conhecimento de matemática financeira): se alguém é pago para te vender algo (no caso, ações), histórias fantásticas serão usadas para fechar a compra.

A confusão com aconselhamento financeiro é que vendedores não são fiduciários e corretores são essencialmente vendedores. Você vai até o escritório deles, eles te oferecem algumas ações, você as compra. É como uma revenda de carros: ninguém espera que um vendedor de carros tenha o melhor interesse do cliente em mente.

– Matt Levine

Leia mais sobre: Inva Capital, Opinião

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:07