Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

O Carrefour e o Blockchain

Opinião - 29/04/2019 - 14:50
A tecnologia está disponível em todas as lojas do estado de São Paulo. Ao usar o QR Code, o cliente pode ver o número do lote e informações do animal (Imagem: Money Times)

Por CryptoWatch 

O Carrefour está utilizando a tecnologia blockchain para promover maior transparência em relação ao processo de produção e distribuição de seus produtos. A rede de supermercados lançou a linha Suíno Sabor & Qualidade, cuja embalagem vem com um QR Code que dá acesso a informações sobre a procedência das carnes.

Esses dados estão salvos em uma rede blockchain, que é criptografada, segura e busca dar confiança ao consumidor. Essa não é a primeira investida do Carrefour nesse segmento de logística, já falamos aqui nesse portal sobre o empreendimento deles com blockchain e leite.

Continua depois da publicidade

A tecnologia está disponível em todas as lojas do estado de São Paulo. Ao usar o QR Code, o cliente pode ver o número do lote, modo de criação do animal, localização da fazenda de origem, alimentação e cuidados do animal, transporte e nome do criador.

3 lições para montar uma carteira de ações ao estilo Luiz Barsi

De outro lado, o Carrefour tem maior controle sobre a distribuição dos alimentos, no caso de necessidade de um recall, por exemplo.

“Nossa prioridade é garantir aos consumidores transparência na rastreabilidade dos nossos produtos”, afirmou Paulo Pilanez, diretor de sustentabilidade do Carrefour no Brasil, em nota oficial.

A expectativa é que mais quatro linhas de produtos tenham suas informações na rede de blockchain e estejam disponíveis para rastreio até o fim de 2019.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Safe Trace, que tem foco em rastreio de cadeia produtiva de alimentos. A empresa tem como diretrizes assegurar características como bem-estar animal e conformidade socioambiental do local de criação.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Vitória Fernandes - 29/04/2019 - 15:04