Comprar ou vender?

Opinião: Investir quando todos estão em pânico é como fazer regime

13 fev 2018, 21:10 - atualizado em 13 fev 2018, 21:10

Por Fernando Camargo, gestor da Trópico Investimentos

Existem poucas verdades comprováveis quando se investe em ações. E quanto menos experiência um investidor têm, mais relações de causa-efeito pouco observáveis ele cria como forma de organizar os pensamentos. Sistemas complexos não funcionam desta forma simplista. 

Uma verdade, entretanto, bastante comprovável, apesar de inúmeras reclamações e questionamentos ao longo do caminho é que deve-se investir quando o mercado está em pânico. “Seja corajoso quando todos estão com medo e medroso, quando todos estão corajosos”, é uma das clássicas de Warren Buffett. 

Apesar de parecer óbvio, investir quando todos estão em pânico é como fazer regime: é fácil não comer nada quando se está alimentado. Difícil é comer direito com fome. E nas crises, com tiros de todos os lados e profetas do apocalipse no ouvido, o sentimento é o mesmo “melhor esperar” 

A preparação serve exatamente para estes momentos. Citando um escritor que gosto muito, Ralph W. Emmerson, “não devemos içar velas em períodos de tempestade”. Ele está correto. Desta forma, traçar um plano, saber o que fazer quando vier uma crise e executá-lo pragmaticamente é a solução.

opiniao@moneytimes.com.br