Opinião: Entendi porque tanta gente decidiu votar em Bolsonaro

Por André Forastieri, jornalista
Depois de conversar bastante com eleitores de Jair Bolsonaro, ao vivo e online, entendi porque tanta gente decidiu votar nele. Não é pelo que ele é. É pelo que essas pessoas decidiram que ele é. Baseando-se no que ele disse e diz. E não pelo que ele fez e faz. Muita gente que se diz liberal em economia – a favor do Estado mínimo, baixos impostos, pouca regulamentação – apóia Bolsonaro. Só que Bolsonaro nunca foi liberal.
Nunca votou como liberal. É só conferir seu histórico no Congresso. Muita gente defende Bolsonaro por ele ser duro contra o crime. Mas embora ele fale duro, como congressista sempre foi mole contra o crime. Não propôs nada. Não aprovou um projeto que diminuísse a violência. Lisura?
Bolsonaro está na lista de Furnas, recebeu R$ 200 mil da JBS, comprou R$ 8 milhões em imóveis entre 2010 e 2014 sem explicar de onde vem o dinheiro. Muita gente pensa em votar em Bolsonaro porque acha que ele é o anti-PT, anti-Lula.
Mas votou junto com o PT durante a maior tempo em que o PT esteve no governo. Seu partido, o PP, era da base aliada do Lula e Dilma. O PP carioca fez parte dos governos corruptos de Sergio Cabral e depois, Pezão. E o PP é campeão de casos de corrupção, inclusive na Lava-Jato. Bolsonaro não é o que muitos eleitores de Bolsonaro pensam que ele é.