Mercados

Operadores lamentam fim de pregão viva-voz para opções de grãos em Chicago

06 maio 2021, 16:47 - atualizado em 06 maio 2021, 16:47
Mercados Ações
O pregão viva-voz representava uma tradição estridente, pela qual operadores se acotovelavam e gritavam para executar ordens (Imagem: REUTERS/John Gress)

Analistas e corretores do mercado de grãos dos Estados Unidos lamentaram na quarta-feira a decisão do CME Group de encerrar permanentemente o pregão viva-voz de opções em um momento de disparada nos preços das commodities agrícolas, afirmando que operadores nos pits os ajudariam a navegar por mercados voláteis.

A proprietária da bolsa de Chicago (CBOT, na sigla em inglês) anunciou na terça-feira que nunca mais abrirá os pits físicos para negociações, que foram fechados em março por causa da pandemia de Covid-19, mas que manterá aberto um espaço para opções de Eurodollar.

Operadores e corretores que trabalham fora dos pits de grãos da CBOT consideram mais fácil executar transações complicadas de opções com a ajuda do pregão. Os pits também eram uma fonte confiável para cotações de opções que nem sempre estão disponíveis em mercados exclusivamente eletrônicos, segundo traders.

Bolsa de Chicago
A proprietária da bolsa de Chicago (CBOT, na sigla em inglês) anunciou na terça-feira que nunca mais abrirá os pits (Imagem: Unsplah/@sawyerbengtson)

Essas informações seriam particularmente valiosas agora, à medida que os contratos futuros de milho e soja avançam para máximas de oito anos, com mercados voláteis em meio a preocupações com as ofertas globais.

“Este é o tipo de mercado em que às vezes você precisa que um ser humano ‘crie’ um mercado para você”, disse Brian Splitt, sócio da empresa de pesquisas e consultoria agrícola AgMarket.net.

O pregão viva-voz representava uma tradição estridente, pela qual operadores se acotovelavam e gritavam para executar ordens em pits lotados de pessoas. A CME fechou a maioria dos pits de mercados futuros em 2015, devido à ascensão das operações eletrônicas, mas mais de 20 produtos –como opções de grãos e Eurodollar– ainda eram negociados nessas estruturas.

Spitt afirmou que recentemente, quando os preços atingiram limites diários de alta, as ofertas de compra e venda de algumas opções de grãos desapareceram das telas, tornando difícil a obtenção de um senso do mercado.

“O pit sempre foi confiável”, disse. “Quando as coisas ficavam realmente loucas e os limites de alta eram alcançados, você podia ligar para o pit e descobrir quais opções estavam sendo negociadas de maneira sintética.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar