Operadora da bolsa alemã Deutsche Börse investe € 10 milhões em fintech cripto
A operadora da Bolsa de Valores da Alemanha Deutsche Börse e a credora Commerzbank investiram em uma nova empresa de tecnologia financeira chamada 360X, que visa criar mercados de ativos digitais.
Deutsche Börse investiu € 10 milhões por uma participação de quase 50% na holding da 360X enquanto Commerzbank possui uma grande participação, segundo um porta-voz da Deutsche Börse. As ações restantes da empresa são mantidas por seus fundadores e investidores privados.
De início, a 360X irá focar no apoio a investimentos em obras de arte e imóveis, cujo lançamento de transações para cada classe de ativos está previsto para ainda este ano. Espera-se que outras classes de ativos sejam acrescentadas ao longo do tempo.
Um porta-voz do Deutsche Börse contou ao The Block que, como parte da estratégia da 360X em desenvolver novos mercados e ecossistemas para ativos existentes, “visa fornecer suporte à negociação de tokens não fungíveis (NFTs)”.
Em uma declaração, Carlo Kölzer, fundador e CEO da 360X, disse que o setor de arte e imóveis foram selecionados porque, historicamente, se provaram como mercados de investimento ilíquidos.
“Nosso mantra é ‘tornar as coisas investíveis — preencher a lacuna entre classes de ativos e mercados de capital’. Criamos transparência e plataformas de negociação líquidas para ativos que ainda não existem nos mercados digitais”, disse ele.
Kölzer e seus colegas fundaram outra empresa chamada 360T, uma plataforma eletrônica de negociação forex, em Frankfurt, em 2000.
Deutsche Börse e Commerzbank estão envolvidas com a tecnologia blockchain desde 2019, quando a dupla realizou uma transação mútua na tecnologia de registro distribuído pela primeira vez.
EscolaCripto: o que é tokenização de ativos?