CryptoTimes

Operador do site ilegal DeepDotWeb se declara culpado por lavagem de dinheiro

31 mar 2021, 16:17 - atualizado em 31 mar 2021, 16:17
A preços atuais, a quantia total seria equivalente a quase meio bilhão de dólares (Imagem: Freepik/macrovector)

Nesta quarta-feira (31), o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) anunciou que Tal Prihar, operador do DeepDotWeb, se declarou culpado de cometer lavagem de dinheiro.

Segundo as acusações do DOJ, Prihar usou o site de notícias DeepDotWeb para implementar anúncios que direcionavam os leitores a diversos mercados ilegais.

Afirmam que Prihar lucrou aproximadamente 8.155 BTC com esses anúncios, com base em clientes que clicaram nos links para os mercados.

Em seguida, Prihar lavou esses lucros por meio de uma mistura de carteiras cripto e empresas-fantasma, segundo o DOJ.

Prihar foi preso em 2019. Agora, ele enfrentará até 20 anos de prisão, e seu sentenciamento está agendado para 2 de agosto.

Prihar também concordou em devolver US$ 8.414.173, com base no valor em bitcoins que ele obteve ao longo dos seis anos de operação do DeepDotWeb antes de o FBI derrubar o site em 2019.

O DOJ não informou quanto dos 8.155 BTC Prihar deixou. A preços atuais, a quantia total seria equivalente a quase meio bilhão de dólares.

Deparados com um sistema judiciário que está ficando cada vez melhor em rastrear transações, alguns mercados e operadores da dark web estão abandonando blockchains mais transparentes por moedas de privacidade.

Qual é a relação do bitcoin e do dólar com a lavagem de dinheiro?

theblock@moneytimes.com.br