AgroTimes

Declara Agro vai atrás do produtor que omitiu declaração PF mas teve operação com PJ

01 jul 2021, 16:33 - atualizado em 01 jul 2021, 16:50
Alimentos mercado
Notas fiscais de pessoas jurídicas mostram descasamento entre produtos vendidos e matérias-primas do campo (Imagem: EBC/Reprodução)

Passados dois meses do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda pessoa jurídica e 30 dias do da pessoa física, a Operação Declara Agro já está a campo.

A Receita Federal está indo atrás de produtores rurais pessoas físicas – a esmagadora maioria do campo brasileiro – com prováveis sonegações.

A órgão vem detectando, a partir da análise de notas fiscais eletrônicas emitidas por PJs que investem em produtos provenientes da atividade rural – em cruzamento com dados cadastrais -, uma longa lista de contribuintes que deixaram de apresentar declarações de ajuste anual do IRPF.

A informação foi passada pelas Delegacias da Receita em Santa Catarina e Paraná, estados que, juntos, somam 30 mil produtores em débito.

Antes que haja sanções e o contribuinte vá para a negativação, afetando, inclusive, possibilidade de levantar créditos, a Receita está incentivando a autorregulação espontânea para pagamento, parcelamento e justificativas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar