Opep prevê menor demanda de petróleo para 2019 e 2020 e PIB global inferior
A Opep reduziu as projeções para o crescimento da demanda de petróleo nesta quarta-feira (11), pavimentando caminho para novo corte na oferta do óleo bruto pelos países do Oriente Médio pertencentes à organização supranacional.
Em relatório mensal, a Opep reduziu sua estimativa para o crescimento da demanda de óleo bruto para 1,02 milhão de barris por dia, 80 mil a menos do previsto no documento de agosto.
Em 2020, a Opep prevê demanda de 1,08 milhão de barris de petróleo diários, o que equivale a uma queda de 60 mil em relação à projeção anterior.
Menos crescimento
A organização também reduziu suas projeções para o crescimento global de 2019 e 2020. Para este ano, a Opep projeta avanço de 3% no nível de produto global, contra estimativa de 3,1% no relatório de agosto. No próximo ano, o PIB mundial deverá crescer 3,2%. A projeção anterior era de 3,1%.
“A redução da estimativa de crescimento global foi pautada por desaceleração nos EUA e na Zona do Euro, crescimento menor do que o esperado no primeiro semestre na Índia, aumento na preocupação diante da moratória da Argentina e a continuidade da guerra comercial entre EUA e China“, avalia a Opep.
Confira abaixo íntegra do relatório da Opep: