Opep manterá cortes na oferta de petróleo e decidirá novos choques após maio
A Arábia Saudita pediu para que os membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) mantenham os atuais cortes na produção, porém quaisquer alterações devem ser postergadas para além da reunião de abril.
“O consenso que ouvimos é que abril é prematuro para realizar qualquer decisão de produção do segundo semestre”, afirmou Khalid al-Falih, ministro saudita de energia, nesta segunda-feira (18). “Enquanto os níveis de estoques estiverem subindo e estivermos longe dos níveis normais, continuaremos no caminho, orientando o mercado para o equilíbrio”, acrescentou.
Carteira Money Times: O Consenso do Mercado na sua Mão
Em linha, Rússia e Iraque – outros dois grandes produtores da Opep – mantiveram o mesmo viés de choques de oferta. “Atualmente, o preço está aceitável para ambas as partes, consumidores e produtores, e o que você pode ver é que o nível de volatilidade está extremamente baixo”, afirmou Alexander Novak, ministro do petróleo da Rússia.
Garanta um método eficaz para gerar renda adicional periodicamente
Para Thamir Ghadhban, ministro iraquiano, os cortes devem permanecer até junho, porém com “observação contínua e análise do mercado”.