Commodities

Opep mantém previsão de aumento da demanda de petróleo para 2024, mas reduz visão do 1º tri

11 jun 2024, 9:27 - atualizado em 11 jun 2024, 9:27
petróleo opep xp investimentos
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia. (Imagem: REUTERS/Stringer/Archivo)

A Opep manteve nesta terça-feira sua previsão de crescimento relativamente forte da demanda global de petróleo em 2024, apesar do uso abaixo do esperado no primeiro trimestre, dizendo que viagens e turismo apoiariam o consumo no segundo semestre do ano.

Em um relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhão de bpd em 2025. Ambas as previsões não sofreram alterações em relação ao mês passado.

No relatório, a Opep disse que o crescimento econômico global estável continuou no primeiro semestre de 2024 e previu que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,3 milhões de bpd no segundo semestre.

“Globalmente, o setor de serviços mantém impulso estável”, disse o grupo de produtores. “Estima-se que ele seja o principal contribuinte para a dinâmica de crescimento econômico no segundo semestre de 2024, particularmente apoiado por viagens e turismo, com um consequente impacto positivo sobre a demanda de petróleo.”

A Opep reduziu sua estimativa de demanda total no primeiro trimestre deste ano em 50.000 bpd, para 103,51 milhões de bpd, e aumentou sua previsão para o segundo trimestre com o mesmo incremento de 50.000 bpd.

A Opep+, que reúne a Opep e aliados como a Rússia, implementou uma série de cortes na produção desde o final de 2022 para apoiar o mercado. O grupo concordou, em 2 de junho, em estender o último corte de 2,2 milhões de bpd até o final de setembro e eliminá-lo gradualmente a partir de outubro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar