Mercados

Opep corta previsão de crescimento da demanda de petróleo em 2024, citando a China

12 ago 2024, 9:08 - atualizado em 12 ago 2024, 9:08
opep petróleo china economia
Opep afirma que demanda mundial de petróleo no ano aumentará abaixo do crescimento registrado no mês passado (Imagem: REUTERS/Heinz-Peter Bader)

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) cortou nesta segunda-feira (12) sua previsão de crescimento da demanda global de petróleo em 2024, citando dados mais fracos do que o esperado para o primeiro semestre do ano e expectativas mais brandas para a China, e também reduziu sua expectativa para o próximo ano.

Em um relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,11 milhões de barris por dia (bpd) em 2024, abaixo do crescimento de 2,25 milhões de bpd esperado no mês passado.

“Essa ligeira revisão reflete os dados reais recebidos para o primeiro trimestre de 2024 e, em alguns casos, para o segundo trimestre, bem como a suavização das expectativas para o crescimento da demanda de petróleo da China em 2024”, disse a Opep no relatório.

  • Os balanços do 2T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui

“Apesar do início lento da temporada de viagens de verão em comparação com o ano anterior, a demanda por combustível para transporte deve permanecer sólida devido à mobilidade saudável nos modais rodoviário e aéreo.”

Há uma divergência maior do que o normal entre os analistas em relação à força do crescimento da demanda por petróleo em 2024, em parte devido a diferenças em relação à China e, de forma mais ampla, ao ritmo da transição mundial para combustíveis mais limpos. A redução ainda deixa a OPEP no limite superior das estimativas da indústria.

No relatório, a Opep também reduziu a estimativa de crescimento da demanda do próximo ano para 1,78 milhão de bpd, em comparação com o 1,85 milhão de bpd previsto anteriormente.