Opep+ anuncia corte na produção de petróleo em outubro; preços sobem
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) anunciou que cortará a sua produção de petróleo em 100 mil barris diários em outubro. Esse é o primeiro corte do cartel em mais de um ano.
A decisão foi tomada em meio a temores de uma recessão global, que pode desacelerar ainda mais o consumo da commodity, além de mais petróleo iraniano chegando ao mercado no caso de uma retomada do acordo nuclear.
Vale destacar que o corte de 100 mil barris é exatamente o aumento anunciado em setembro, após a viagem do presidente Joe Biden à Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo.
Na ocasião, os Estados Unidos pediram à Opep+ que bombeasse mais petróleo para ajudar a controlar a inflação crescente.
Após o anúncio de corte na produção de outubro, o preço do petróleo ampliou a alta: o tipo Brent sobe 3,61%, a US$ 96,40 o barril, enquanto o WTI avança 3,37%, a US$ 89,81.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!