BusinessTimes

OpenAI inicia lançamento de ferramenta de inteligência artificial aprimorada

15 mar 2023, 13:05 - atualizado em 15 mar 2023, 13:05
A tecnologia mais recente da OpenAI, em alguns casos, representa uma grande melhoria em relação à versão anterior conhecida como GPT-3.5, afirmou a empresa (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A startup OpenAI disse na terça-feira que está começando a lançar um poderoso modelo de inteligência artificial conhecido como GPT-4, preparando o terreno para mais competição entre seu patrocinador, a Microsoft, e o Google.

A OpenAI, que criou o chatbot ChatGPT, disse que sua tecnologia mais recente é “multimodal”, o que significa que imagens e texto podem estimulá-la a gerar conteúdo.

O recurso de entrada de texto estará disponível para assinantes do ChatGPT Plus e para desenvolvedores de software, com uma lista de espera, enquanto a capacidade de entrada de imagens continua sendo uma prévia da pesquisa da companhia.

O anúncio da OpenAI na terça-feira sinaliza como empresas podem recorrer cada vez mais a ferramentas de inteligência artificial, bem como a competição entre seus desenvolvedores.

O Google anunciou na terça-feira uma “varinha mágica” para seu pacote de software para escritórios que pode, segundo a empresa, produzir qualquer tipo de documento. O anúncio foi feito dias antes da Microsoft demonstrar ferramentas de inteligência artificial para o Word, provavelmente desenvolvidas pela OpenAI. Um executivo da Microsoft também disse que o GPT-4 está sendo incorporado no mecanismo de busca da empresa, o Bing.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A tecnologia mais recente da OpenAI, em alguns casos, representa uma grande melhoria em relação à versão anterior conhecida como GPT-3.5, afirmou a empresa.

Em uma simulação do exame da ordem exigido dos graduados em Direito nos Estados Unidos, o novo modelo pontuou entre os 10% melhores candidatos, contra o modelo mais antigo classificado entre os 10% piores, disse a OpenAI.

Embora as duas versões possam parecer semelhantes, “a diferença surge quando a complexidade da tarefa atinge um limite suficiente”, disse a OpenAI, observando que “o GPT-4 é mais confiável, criativo e capaz de lidar com instruções muito mais sutis”.

Uma demonstração online da tecnologia por Greg Brockman, presidente da OpenAI, mostrou que o sistema pode tirar uma foto de um rascunho feito à mão de um site simples e criar um site real baseado no desenho. O GPT-4 também pode ajudar os indivíduos a calcularem seus impostos, mostrou a demonstração.

Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, escreveu no Twitter que o GPT-4 é o modelo de inteligência artificial “mais capaz e alinhado” com valores e intenções humanas, embora ainda apresente falhas.

O GPT-4 tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo proibido do que seu antecessor e pontua 40% mais alto em certos testes, disse a empresa.