Open to Work? Campos Neto já tem planos após o fim do seu mandato no Banco Central, segundo fontes
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, finaliza seu mandato em dezembro de 2024 e já está planejando seus próximos passos fora da autarquia – e fora do Brasil.
Fontes próximas ao líder do BC disseram à Bloomberg que os planos de Campos Neto incluem a criação de uma empresa de tecnologia financeira em Miami, onde tem familiares, que conversa com todo o trabalho desenvolvido por ele à frente do BC.
- Quer receber insights de investimentos diretamente no seu WhatsApp? Entre na comunidade gratuita, clicando aqui.
Foi ao comando de Campos Neto que as ferramentas como o Open Finance, o Drex e o Pix saíram do papel e ganharam popularidade entre os usuários. O pagamento instantâneo engajou o uso de mais de 160 milhões de usuários.
Além disso, o atual presidente foi responsável pela aprovação da autonomia do Banco Central, o que fez com que o órgão pudesse ter maior liberdade quanto à tomada de decisões monetárias e, consequentemente, o fez ficar tão bem quisto no mercado financeiro.
Campos Neto assumiu o cargo em 2019, após ser nomeado pelo então presidente da república Jair Bolsonaro. Após aprovação da Lei de Autonomia, o mandato estendeu-se por mais quatro anos, se encerrando este ano.
Vale lembrar que o chefe da autarquia deve passar por um período de quarentena, o que quer dizer que durante seis meses ele não pode ocupar nenhum cargo no mercado financeiro, de acordo com a legislação brasileira.