Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Open Mouth Operations: a chance única de Campos Neto

Valter Outeiro da Silveira - 15/03/2019 - 19:59
O novo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia de transmissão de cargo. (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto poderá levar em seu vasto currículo um título sonhado por toda classe econômica: a chance de trazer a Selic para o patamar mais baixo da história.

Mais do que isso, segunda oportunidade de promover desenvolvimento econômico real via aumento da confiança pelos investidores institucionais, caso a autonomia da autarquia seja transformada em Lei e tramite no Congresso.

Carteira Money Times: O Consenso do Mercado na sua Mão

Continua depois da publicidade

Com a Selic baixa, autonomia do Banco Central e aumento da credibilidade, confirmada pelo ágio médio de 986% no leilão dos aeroportos (quase o triplo em relação aos 347% auferidos em 2012 no leilão de Brasília, Guarulhos e Viracopos), o Brasil realmente “voltou ao jogo”.

Vale destacar o conceito de “Winner’s Curse” (Maldição do Ganhador) dentro de leilões: o vencedor de qualquer leilão existente sempre pagará “valor” superior ao estimado pelos participantes (“mercado”), ou seja, o ativo todas as vezes é “superestimado”. A benção é medida pelo ágio médio, refletindo atualmente o otimismo dos investidores estrangeiros perante os prognósticos da economia, além da óbvia melhora institucional.

Selic a 5% como natural?

Artigo recente de Paulo Gala veiculado no Money Times levanta a discussão sobre o juro natural da economia brasileira, sendo 5% a meta na qual a inflação torna-se benigna, como na Zona do Euro atualmente e o perseguido pelo Japão.

Dentro deste contexto ótimo, cria-se condição insuperável para transforma realmente o país, via IED e geração de empregos e renda – os dois maiores desafios do governo Bolsonaro.

Garanta um método eficaz para gerar renda adicional periodicamente…

Com a inflação sob controle, pela excelente atuação de Ilan Goldfajn defronte à instituição, Campos Neto pode utilizar um excelente instrumento monetário: a comunicação.

O fenômeno é conhecido como “Open Mouth Operations”, utilizado atualmente por Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, pela instauração de entrevistas coletivas após a decisão sobre a política monetária da autarquia, e é determinante para criação de expectativas.

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você