Open Finance

Open Finance registra 17 milhões de consentimentos; Brasil caminha para liderança global

05 fev 2023, 13:00 - atualizado em 03 fev 2023, 11:17
Open finance,
Este ano, o Brasil entra na fase 4 da implementação do Open Finance no país (Imagem: Agência Brasil/ Marcello Casal Jr)

O Open Finance já registrou 17,3 milhões de consentimentos de clientes para o compartilhamento de dados pessoais e bancários, segundo levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O relatório da organização, realizado após dois anos de implementação do Open Finance no Brasil, também contabilizou 10,8 bilhões de comunicações bem-sucedidas entre as instituições integrantes do sistema para a troca de informações.

Segundo a Febraban, essas informações “são usadas para oferecer ao consumidor melhores ofertas de produtos e serviços personalizados e com melhores custos”.

Ao todo, o estudo mapeou 45 produtos e serviços já oferecidos aos clientes através do Open Finance. Dentre os produtos, estão agregadores financeiros para iniciação de pagamentos, soluções para ofertar melhores propostas de crédito, além de serviços voltados para cashbacks e tarifas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Liderança global

Este ano, o Brasil entra na fase 4 da implementação do Open Finance. O momento irá abranger participantes de serviços não bancários, como corretoras e seguradoras.

Conforme explicou a Febraban, esse novo passo fará com que o escopo do projeto no Brasil se torne mais amplo do que nos casos internacionais.

Segundo o relatório Global Open Finance Index, do Open Banking Excellence (OBE), a implementação do open banking no Brasil se mostrou mais rápida e abrangente em relação à maioria dos demais países do mundo.

Os números da pesquisa da instituição britânica mostram o Brasil como um dos líderes globais do open banking capaz de superar o Reino Unido.

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!