Política

ONU tenta novamente retirar civis de Mariupol

05 maio 2022, 17:24 - atualizado em 05 maio 2022, 17:24
Ucrânia, Maripol
Até agora, a ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) ajudaram quase 500 civis a fugir da área durante duas operações na semana passada (Imagem: Regimento Azov/Divulgação via REUTERS)

Uma terceira operação está em andamento para retirar civis da cidade portuária ucraniana de Mariupol e da usina siderúrgica de Azovstal, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, ao Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira.

Até agora, a ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) ajudaram quase 500 civis a fugir da área durante duas operações na semana passada.

Guterres se recusou a dar detalhes sobre a nova operação “para evitar minar um possível sucesso”.

“Espero que a coordenação contínua com Moscou e Kiev leve a mais pausas humanitárias para permitir que os civis passem a salvo dos combates e que a ajuda chegue àqueles em necessidade crítica”, disse Guterres ao Conselho de Segurança de 15 membros.

“Devemos continuar a fazer todo o possível para tirar as pessoas dessas paisagens infernais.”

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

reuters@moneytimes.com.br