Cidades

ONU pede investigação de operação policial que deixou 25 mortos no Rio de Janeiro

07 maio 2021, 7:55 - atualizado em 07 maio 2021, 7:55
Policia Civil, RJ
A operação realizada na quinta-feira, na qual helicópteros foram usados, parece ser a mais letal em uma década, em uma longa história de uso “desproporcional e desnecessário” da força pela polícia, disse o porta-voz da ONU (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta sexta-feira uma investigação independente sobre uma operação policial contra traficantes de drogas na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que deixou 25 pessoas mortas, incluindo um policial.

A operação realizada na quinta-feira, na qual helicópteros foram usados, parece ser a mais letal em uma década, em uma longa história de uso “desproporcional e desnecessário” da força pela polícia, disse o porta-voz da ONU para Direitos Humanos Rupert Colville em uma entrevista da ONU em Genebra.

“Pedimos à promotoria que conduza uma investigação independente e ampla sobre o caso, de acordo com os padrões internacionais”, disse Colville.

A força deve ser usada somente como último recurso e a polícia não tomou medidas para preservar as evidências na cena do crime, acrescentou ele.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar