Internacional

ONU faz pedido de US$ 160 milhões para ajudar Paquistão após enchentes

30 ago 2022, 11:23 - atualizado em 30 ago 2022, 11:23
Enchente em Nowshera, no Paquistão
“O Paquistão está inundado de sofrimento”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em uma mensagem de vídeo para o lançamento do apelo em Islamabad e Genebra (Imagem: REUTERS/Fayaz Aziz)

Enquanto helicópteros do Exército resgatam famílias isoladas, deixam pacotes de comida em áreas inacessíveis e centenas de milhares de famílias lutam para garantir comida ou abrigo, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um pedido de 160 milhões de dólares nesta terça-feira para ajudar o país do sul da Ásia a lidar com inundações devastadoras.

As inundações históricas desencadeadas principalmente por chuvas anormais de monção mataram mais de 1.100 pessoas, afetaram 33 milhões e destruíram casas, empresas, infraestrutura e plantações.

“O Paquistão está inundado de sofrimento”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em uma mensagem de vídeo para o lançamento do apelo em Islamabad e Genebra.

Ele disse que a escala das necessidades, com milhões de pessoas forçadas a deixar suas casas e instalações de saúde e meios de subsistência destruídos pela catástrofe climática, exige atenção coletiva e prioritária do mundo.

As estimativas iniciais colocam os danos das inundações em mais de 10 bilhões de dólares, disse o governo, acrescentando que o mundo tem a obrigação de ajudar o país do sul da Ásia a lidar com os efeitos das mudanças climáticas provocadas pelo homem.

O Paquistão estima que as inundações afetaram mais de 33 milhões de pessoas, ou mais de 15% de sua população de 220 milhões.

Guterres disse que os 160 milhões de dólares que ele espera arrecadar com o apelo fornecerão alimentos, água, saneamento, educação de emergência e apoio à saúde a 5,2 milhões de pessoas.

Guterres pediu uma resposta rápida à solicitação de ajuda do Paquistão à comunidade internacional.

“Vamos todos intensificar a solidariedade e apoiar o povo do Paquistão em sua hora de necessidade”, disse ele.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar