Setor Elétrico

ONS reduz previsão de chuvas a 78% da média histórica em hidrelétricas do Sudeste em dezembro

10 dez 2021, 14:04 - atualizado em 10 dez 2021, 14:04
Itaipu
As hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste receberão chuvas equivalentes a 78% da média histórica de dezembro na nova estimativa do ONS (Imagem: Caio Coronel/Itaipu)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu suas projeções de chuvas em dezembro para hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, onde estão as maiores usinas do país, além de prever reservatórios em níveis menores, apontou o boletim semanal do órgão nesta sexta-feira.

As hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste receberão chuvas equivalentes a 78% da média histórica de dezembro na nova estimativa do ONS, ante 97% na previsão anterior.

Já os reservatórios nessas regiões devem atingir 22,6% de sua capacidade até o fim do mês, versus projeção anterior de 25,7%.

A redução desses indicadores é um sinal negativo, depois que os reservatórios de hidrelétricas passaram pela maior seca em mais de 90 anos no Brasil neste ano, demandando uma série de ações do governo para garantir o suprimento de energia, como a conexão de térmicas mais caras e importação de eletricidade.

O ONS previu ainda que as hidrelétricas no Nordeste receberão chuvas equivalentes a 82% da média histórica de dezembro, ante 77% na previsão anterior.

Já as hidrelétricas no Sul receberão chuvas equivalentes a 32% da média histórica do mês, ante 41% na previsão anterior.

Já no que diz respeito à carga de energia, o ONS vê agora queda de 0,6% na carga de energia elétrica no Brasil em dezembro, ante previsão de aumento de 0,9% na semana anterior.