Setor Elétrico

ONS mantém projeção de carga de energia em março apesar de restrições contra Covid

12 mar 2021, 14:17 - atualizado em 12 mar 2021, 14:17
Setor Elétrico Energia Elétrica
O ONS apontou ainda que chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil (Imagem: Reuters/Paulo Santos)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou nesta sexta-feira que a carga de energia do sistema interligado do Brasil deverá fechar março com alta de 2,3% na comparação anual, levemente acima do aumento de 2,2% visto na semana anterior.

A nova previsão vem apesar de perspectivas de endurecimento de medidas contra a Covid-19 pelo país nos próximos dias o Estado de São Paulo anunciou uma fase emergencial de sua quarentena a partir de segunda-feira, com toque de recolher a partir das 20 horas.

Para o Sudeste, o ONS reduziu as perspectivas de aumento da demanda por energia para 2%, de 2,5% na semana anterior, enquanto no Sul também houve corte, para 0,2%, de 0,8% antes.

No Nordeste, no entanto, o órgão elevou a projeção para alta de 4,3%, ante 1,4%.

No Norte, a projeção atual é de aumento de 5,6%, também acima dos 4,7% da semana anterior.

O ONS apontou ainda que chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil, devem seguir abaixo da média histórica em março, com 78% da média no Sudeste, onde estão os principais reservatórios, contra precipitações vistas em 81% na semana anterior.

No Nordeste, a previsão recuou para 67% da média, contra 76% anteriormente.

Com isso, o ONS aumentou a previsão de geração térmica, para 5,13 gigawatts, de 4,7 gigawatts no boletim da semana anterior.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar