Opinião

Onde investir mensalmente? Saiba qual é a melhor opção

01 jun 2019, 15:07 - atualizado em 31 maio 2019, 16:09

Por Blog do Yubb

Entre as suas idas e vindas nos conteúdos de blogs e canais de YouTube sobre finanças, aposto que você já ouviu milhares de vezes “a importância de investir todos os meses”. Estou certa? Mas, afinal, onde investir mensalmente?

Eu não vou perder muito tempo te explicando essa importância. Você já sabe que é importante criar o hábito de investir e que, se você não investir mensalmente, estará mais longe do seu objetivo. Neste texto aqui, eu já falei muito sobre isso e o assunto de hoje é outro.

No post de hoje, eu quero te mostrar 3 grupos de investimento em que você pode realizar aportes mensais e, a partir disso, você pode fazer a sua escolha sobre onde investir mensalmente.

Renda fixa

Os investimentos são divididos entre renda fixa e renda variável. No caso da renda fixa, são os títulos mais seguros e mais indicados para os perfis mais conservadores e/ou objetivos de curto e médio prazo.

Ter investimentos em renda fixa é uma ótima dica para quem está montando uma reserva de emergência – aquela reserva financeira que vai te salvar de imprevistos, sabe?

Muitos especialistas também indicam a renda fixa para mais da metade do patrimônio de um investidor. Como é a opção mais segura, é interessante deixar a maior parte do dinheiro nesses investimentos.

Confira algumas opções para investir mensalmente em renda fixa:

Tesouro Direto: os títulos públicos são os investimentos mais seguros do país por serem do governo federal. Todas as aplicações do Tesouro Direto podem ser encontradas todos os meses (Tesouro SELIC, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA), mas vale lembrar que o preço e a rentabilidade podem variar.

CDB, LCI, LCA e outros títulos privados: funciona como um “empréstimo” que você faz para o banco e podem ser encontrados diretamente nos bancos e/ou nas corretoras. Só é possível investir mensalmente no mesmo título se ele ainda estiver disponível naquela instituição financeira.

Como funcionam os aportes mensais em renda fixa?

Os investimentos em renda fixa NÃO permitem que sejam aportados novos valores no mesmo montante.

Isso significa que, se o mesmo título existir em dois meses seguidos, o valor não será somado à quantia anterior, será criado um novo investimento. Mas, a verdade é que isso não faz nenhuma diferença para o seu bolso. O importante é investir!

Os títulos de renda fixa são únicos e só é possível investir no mesmo produto se ele ainda estiver disponível com a mesma rentabilidade no próximo mês.

Não encontrou o mesmo produto? Fique tranquilo! Você pode procurar, pelo Yubb, outra oportunidade com a mesma taxa em outra instituição financeira ou até mesmo com uma taxa maior.

Resumidamente, a regra é: sempre existirão bons CDBs, LCIs, LCAs e títulos do Tesouro para você investir. A rentabilidade talvez não seja a mesma do mês anterior, mas isso não é um problema. Investir todos os meses em renda fixa vai te fazer chegar mais perto do seu objetivo financeiro.

Fundos de investimento

Os fundos não são diretamente um produto – são um serviço. Ao investir em um fundo, você está comprando cotas e se tornando cotista daquele fundo. O gestor é quem vai pegar o dinheiro dos cotistas e alocar em diferentes ativos.

Os fundos de investimento são boas oportunidades para quem não tem muito conhecimento e prefere “deixar na mão” de um especialista. No entanto, nenhum fundo é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e são uma modalidade bem mais arriscada do que a renda fixa.

É claro que o gestor do fundo não pode aplicar em qualquer lugar. O destino do dinheiro dos cotistas depende do tipo de fundo. Veja algumas opções para você investir mensalmente:

Fundo DI: o dinheiro é alocado em ativos de renda fixa que acompanham a taxa DI. Como o patrimônio está em títulos seguros, o nível de risco é mais baixo quando comparado a outros fundos. Dica: fuja de altas taxas de administração!

Fundo multimercado: o dinheiro é alocado em diversos ativos tanto de renda fixa quanto de renda variável. A estratégia varia de fundo para fundo.

Fundo de ações: a maior parte do dinheiro é alocada em ações da bolsa de valores. É um fundo bem volátil e, por isso, arriscado. Pode ser uma boa oportunidade para quem quer começar a investir em ações, mas possui pouco conhecimento.

Fundos imobiliários (FIIs): como o dinheiro é alocado em imóveis, os cotistas recebem “aluguéis” mensais e esses fundos podem ser boas opções para quem busca investir mensalmente. Diferente dos outros fundos, os FIIs são negociados na bolsa de valores.

Como funcionam os aportes mensais nos fundos?

Se você está buscando o melhor investimento para fazer aportes mensais, talvez ele esteja aqui. Os fundos são muito práticos porque eles não sofrem alterações durante os meses e, na maioria dos casos, sempre estarão disponíveis.

Ou seja, você pode investir todos os meses NO MESMO MONTANTE.

O interessante dos fundos é que não existe um prazo final de investimento. Você pode seguir comprando cotas todos os meses sem se preocupar com a disponibilidade e com o prazo de vencimento.

Ações

Quando se fala em investimento, muitas pessoas já pensam nas ações. Se você não sabe, a ação representa uma parte de alguma empresa (também conhecida como sociedade de capital aberto e sociedade anônima).

Ao comprar uma ação – que é negociada na bolsa de valores – você pode ganhar dinheiro de duas formas:

Valorização: se a empresa tiver bons resultados, seu dinheiro passa a valer mais e, ao vender a ação, você ganhará mais do que pagou.

Dividendos: é parte do lucro da empresa que é compartilhada com os acionistas. De tempos em tempos (em alguns casos, até mensalmente), você recebe os dividendos na sua conta da corretora.

Como funcionam os aportes mensais em ações?

Os aportes mensais em ações são uma mistura da renda fixa com os fundos. Elas parecem um pouco com os títulos de renda fixa porque seus preços MUDAM a todo segundo – ou seja, você pode comprar novamente por um novo preço.

Mas elas também lembram os fundos porque estão SEMPRE disponíveis. Uma vez que aquela empresa está listada na bolsa de valores, você pode comprar uma ação dela sempre que quiser.

Vale lembrar que as ações além da compra, as ações também podem ser vendidas a qualquer momento. Essa liquidez pode ser uma boa característica para quem busca investimentos para aplicar todos os meses.

É uma ótima opção para quem busca investir mensalmente para objetivos de longo prazo e/ou para quem tem mais apetite para risco.

Qual é o melhor?

Como você já sabe, o Yubb é um buscador de investimentos imparcial e, por isso, não posso te indicar nenhum tipo de investimento. Agora que já te mostrei quais são as opções disponíveis no mercado, cabe a você entender qual é a melhor para o seu dinheiro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar