Onde investir em meio ao embate entre BC e governo, segundo a Guide Investimentos
Em um momento em que o mercado monitora as incertezas em torno do embate entre o governo e o Banco Central, que manteve a Selic a 13,75% ao ano neste semana, a Guide Investimentos lançou um relatório apontando ideias de investimento.
A corretora não citou a pressão do Executivo sobre a autarquia, mas considerou um cenário em que a queda no preço das commodities e a desaceleração econômica devem continuar fazendo a inflação cair.
Com isso, o Banco Central reduzirá a taxa básica de juros no segundo semestre deste ano, na avaliação dos analistas da Guide.
Eles ponderaram que a chance de um corte de juros mais cedo cresceu por causa da queda no preço das commodities e crise de crédito no Brasil.
O dois pontos, destacaram, foram mencionados pelo Copom na reunião desta semana, ainda que o impacto não tenha sido suficiente para a sinalização de corte da Selic.
Ideias de investimento, segundo a Guide
O cenário de desaceleração econômica e redução da inflação é favorável para a renda fixa, particularmente pré-fixados, avaliou a corretora em relatório assinado por Fernando Siqueira e equipe.
“Já a desaceleração econômica também é ruim para o crédito, o que reforça nossa preferência por ativos chamados ‘high grade’ ao invés de ‘high yield'”, disse.
A Guide defendeu títulos pré-fixados como a LTN 2029 e NTN-B 2035 ou debentures com rating A ou superior.
Na bolsa, disse, a preferência é por ações mais defensivas, devido à expectativa de desaceleração econômica, e também empresas sensíveis à taxa de juros.
“Dada a desaceleração econômica global, vale a pena reduzir posições em nomes considerados cíclicos globais como produtores de petróleo e aço”, afirmou.