Taxa Selic

Onde investir com a queda da Selic? Confira

03 ago 2023, 13:24 - atualizado em 03 ago 2023, 13:24
Ibovespa-Mercados-Ações
Queda da Selic foi anunciada nesta quarta-feira (02).  (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Após muita expectativa, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,50 ponto percentual. Assim, a taxa básica de juros caiu de 13,75% para 13,25%.

O Copom também sinalizou que novos cortes estão no radar da equipe. “A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação com reancoragem parcial, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária”, diz o comunicado divulgado.

Com isso, se confirmando o cenário esperado, o Banco Central adiantou que reduções da mesma magnitude devem acontecer nas próximas reuniões e avalia que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.

Investimentos

Com a queda da Selic, investidores buscam novas oportunidades. Ainda com possíveis cortes no futuro, a renda fixa segue atrativa para os investidores.

“A queda da Selic de ontem, assim como as prováveis quedas adicionais ao longo do segundo semestre, devem beneficiar os ativos de risco de forma crescente”, aponta Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research.
A especialista aponta que a expectativa é de que o investidor encontre um cenário bem favorável para as ações brasileiras e para os títulos de renda fixa de longo prazo, cuja marcação a mercado captura a queda dos juros com mais intensidade.
“Dentre as ações, temos uma preferência pelas small caps e cíclicas domésticas, mas ainda evitando empresas muito alavancadas, pois os juros ainda estão em patamar alto”, completa Larissa.
Já o economista Matheus Spiess, também da Empiricus Research, lembra que “não é hora de sair da renda fixa”. Ele aponta que “eventualmente, é necessário ajustar posições”, mas não sair. Por fim, conclui que o segundo semestre promete ser muito bom para bolsa brasileira.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar