Mercados

Onda especulativa da GameStop enfrenta restrições fora dos EUA

03 fev 2021, 16:31 - atualizado em 03 fev 2021, 16:31
GameStop GME
Mesmo com a propagação da nova onda, é improvável que a revolução das negociações de ações nos Estados Unidos (Imagem: Reuters/Carlo Allegri)

Aparentemente, parece que o alvoroço em torno da varejista de videogames GameStop, que colocou investidores da plataforma Reddit contra fundos de hedge gigantes, começa a ganhar escala global.

Novas contas na Tiger Brokers, em Cingapura, dispararam na semana passada. No Reino Unido, o Trading 212 é o aplicativo mais baixado do país, enquanto na Coreia do Sul, a GameStop está entre as 10 ações estrangeiras mais procuradas por investidores.

No entanto, mesmo com a propagação da nova onda, é improvável que a revolução das negociações de ações nos Estados Unidos seja igualada tão cedo na Ásia e na Europa. Regras mais rígidas para vendas a descoberto, negociações de opções limitadas, maiores impostos e comissões mais altas devem restringir a tendência aos EUA por enquanto.

“Existem alguns elementos importantes nos mercados europeus que diferem dos EUA e que tornam difícil ver uma repetição”, disse John Garvey, líder global de serviços financeiros da PwC, que citou limitações para negociações livres e vendas a descoberto restritas.

A China seria o lugar óbvio para o fortalecimento desse movimento. Operadores de varejo dominam os mercados acionários na segunda maior economia do mundo, com fóruns de ações como East Money Information e Xueqiu que estimulam compras ao estilo do Reddit.

Operadores de varejo dominam os mercados acionários na segunda maior economia do mundo (Imagem: REUTERS/Carlo Allegri)

Mas continua sendo em grande parte uma aposta unilateral, após a restrição das vendas a descoberto que seguiu o crash do mercado em 2015.

Embora as restrições tenham sido amenizadas, o indicador de posições vendidas, ou que apostam na baixa, representa apenas 1% das ações em circulação nas bolsas chinesas. Isso se compara a cerca de 3,5% para empresas no índice S&P 500, de acordo com dados da Markit. As apostas vendidas também são caras na China, uma vez que os enormes fundos de pensão que poderiam emprestar ações para esse tipo de estratégia estão proibidos de fazê-lo.

Isso significa que existem poucos hedge funds de bilhões de dólares vulneráveis ao chamado “short squeeze”, o tipo de pressão compradora para liquidar posições vendidas que ajudou a impulsionar as ações da GameStop. Também não há opções de ações únicas na China, o que aumentou a pressão de compra nos EUA.

Ao mesmo tempo, as regras para as bolsas na China limitam as oscilações a 10%, um anátema para os chamados day traders, investidores que buscam lucrar no curto prazo. Devido às restrições, fundos de hedge tendem a expressar visões baixistas sobre empresas chinesas por meio de ações negociadas em Hong Kong ou listadas nos EUA.

bloomberg@moneytimes.com.br