Internacional

Ômicron golpeia atividade no setor privado britânico em dezembro

16 dez 2021, 9:03 - atualizado em 16 dez 2021, 9:03
O índice de gerentes de compras caiu para 53,2 na leitura preliminar de dezembro, de 57,6 em novembro (Imagem: REUTERS/Henry Nicholls/File Photo)

A disseminação da variante Ômicron do coronavírus atingiu a atividade de hospedagem no Reino Unido e empresas de viagens neste mês, levando o crescimento do setor privado a uma mínima em dez meses, mostrou uma pesquisa antes do anúncio da decisão de política monetária pelo banco central inglês nesta quinta-feira.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da IHS Markit/CIPS UK caiu para 53,2 na leitura preliminar de dezembro, de 57,6 em novembro.

Embora ainda tenha ficado acima da linha divisória de 50 –que separa crescimento de contração–, uma pesquisa da Reuters com economistas havia apontado leitura muito mais forte, de 56,4.

O PMI do setor de serviços caiu drasticamente para 53,2 em dezembro, de 58,5 em novembro, atingindo seu nível mais baixo desde fevereiro e aquém de todas as previsões da pesquisa da Reuters, que apontava leitura de 57,0.

O indicador de otimismo da pesquisa atingiu o menor patamar em 14 meses.

O índice PMI de produção das fábricas subiu para 53,3 em dezembro, de 52,7 em novembro, máxima em quatro meses, graças a um abrandamento nos problemas da cadeia de abastecimento que persistiram por mais de um ano.