Internacional

OMC diz que tarifas de Trump podem causar contração de 1% nos volumes globais de comércio de mercadorias

03 abr 2025, 13:58 - atualizado em 03 abr 2025, 13:58
Presidente dos EUA, Donald Trump 20/01/2025 REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump (Imagem: REUTERS/Carlos Barria)

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) disse que as novas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos, juntamente com aquelas adotadas no início do ano, podem levar a uma contração de cerca de 1% nos volumes globais de comércio de mercadorias em 2025.

“Estou profundamente preocupada com esse declínio e com a possibilidade de uma escalada para uma guerra tarifária com um ciclo de medidas retaliatórias que levem a mais quedas no comércio”, disse Ngozi Okonjo-Iweala em um comunicado nesta quinta-feira.

Ela alertou que as tarifas têm o potencial de criar efeitos significativos de desvio de comércio.

A OMC administra 74% do comércio global, abaixo dos cerca de 80% registrados no início do ano devido às recentes tarifas, de acordo com a organização.

Líderes mundiais alertaram sobre as possíveis consequências econômicas negativas das tarifas.

“O anúncio do presidente Trump de tarifas universais para todo o mundo, incluindo a UE, é um grande golpe para a economia mundial”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen.

Okonjo-Iweala disse aos Estados membros nesta quinta-feira, em uma carta vista pela Reuters, que a OMC havia recebido muitas perguntas sobre as tarifas.

“Muitos de vocês entraram em contato sobre o anúncio dos EUA sobre as tarifas, solicitando que a Secretaria forneça uma análise econômica do impacto dessas tarifas e qualquer reação potencial sobre seu comércio”, escreveu Okonjo-Iweala.

Observadores dizem que a determinação dos EUA em relação tarifas corre o risco de marginalizar a OMC e seu mandato de livre comércio.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar