OMC corta projeção para crescimento do comércio internacional de 2019 e 2020
A OMC (Organização Mundial do Comércio) cortou nesta terça-feira (1) a estimativa para o o crescimento do comércio internacional em 2019 e em 2020.
O volume de bens e serviços transacionados em 2019 deverá relatar alta de 1,2% em 2019. A projeção anterior de abril contemplava avanço de 2,6%.
Para 2020, a organização supranacional agora prevê expansão de 2,7% – contra projeção de 3% na estimativa de abril.
Esperadas
Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC e diplomata brasileiro, avalia que “as piores perspectivas do comércio internacional são desencorajadoras, porém já eram esperadas”.
“Atrás de seus efeitos diretos, os conflitos comerciais elevam as incertezas, o que leva a alguns empresários postergarem investimentos de elevação da produtividade que são essenciais para elevar os padrões de vida”, afirmou.
Investimento e emprego
Diante do menor investimento, “a criação de empregos também foi dificultada, a medida que as firmas empregam menor número de trabalhadores para produzir bens e serviços para exportação”.
Azevêdo defende a resolução dos conflitos comerciais e a promoção do sistema multilateral no comércio internacional, “provendo soluções para os desafios do século XXI para a economia global”.
Confira abaixo o press release oficial: