Internacional

OMC corta projeção para crescimento do comércio internacional de 2019 e 2020

01 out 2019, 7:37 - atualizado em 01 out 2019, 7:37
Diretor-geral da OMC defende resolução de conflitos comerciais (Imagem: SeongJoon Cho/Bloomberg)

A OMC (Organização Mundial do Comércio) cortou nesta terça-feira (1) a estimativa para o o crescimento do comércio internacional em 2019 e em 2020.

O volume de bens e serviços transacionados em 2019 deverá relatar alta de 1,2% em 2019. A projeção anterior de abril contemplava avanço de 2,6%.

Para 2020, a organização supranacional agora prevê expansão de 2,7% – contra projeção de 3% na estimativa de abril.

Esperadas

Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC e diplomata brasileiro, avalia que “as piores perspectivas do comércio internacional são desencorajadoras, porém já eram esperadas”.

“Atrás de seus efeitos diretos, os conflitos comerciais elevam as incertezas, o que leva a alguns empresários postergarem investimentos de elevação da produtividade que são essenciais para elevar os padrões de vida”, afirmou.

Investimento e emprego

Diante do menor investimento, “a criação de empregos também foi dificultada, a medida que as firmas empregam menor número de trabalhadores para produzir bens e serviços para exportação”.

Azevêdo defende a resolução dos conflitos comerciais e a promoção do sistema multilateral no comércio internacional, “provendo soluções para os desafios do século XXI para a economia global”.

Confira abaixo o press release oficial:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar