Últimas Notícias Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Criptomoedas Empresas
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Olivia Alonso: A história proibida do mercado financeiro

Opinião - 10/03/2019 - 19:02

Por Olivia Alonso, CEO da Inversa Publicações

Olá, leitor(a).

Antes de qualquer coisa, convido você a acompanhar nosso documentário Ivan: A História Proibida do Mercado Financeiro. O meu primeiro destaque da newsletter de hoje é todo dedicado a esse filme.

1) Todas as vezes que o Ivan vem a São Paulo vamos a um restaurante japonês. Ele adora, eu adoro também. E ele sempre conta histórias e mais histórias do mercado financeiro, de sua vida e de suas diversas “quase-mortes”.

Acontece que muitas dessas histórias são proibidas. E, apesar da minha insistência, de vez em quando ele não abre os nomes dos envolvidos. Fico tentando adivinhar, ele ri.

Mas ouvir sobre o que realmente acontecia é muito diferente do que ler sobre as origens do mercado brasileiro, consultar livros ou fazer cursos.

Fica mais fácil entender por que o mercado é assim hoje. E fica mais fácil entender os interesses de todas as partes envolvidas. Além disso, obviamente, as histórias do Ivan expandem nosso repertório de cases de mercado, o que nos ajuda a tomar decisões de investimentos hoje e ver as coisas de outra forma.

Para que todas essas histórias não ficassem restritas a um pequeno círculo sortudo, do qual me sinto extremamente grata por fazer parte, resolvemos achar um jeito de transmitir todo o legado do Ivan Sant’Anna para você.

Convidamos o Ivan para gravarmos um documentário. Chamei o Eduardo Laguna, editor na Inversa, para puxar a produção e auxiliar na parte de pesquisas.

Reunimos um time de peso, contratamos uma produtora especializada e gravamos horas e horas de entrevistas, em vários lugares. Falamos com diversas pessoas interessantes e que vivenciaram momentos marcantes do mercado brasileiro, além de várias outras que estiveram ao lado do Ivan na trajetória dele desde 1958, quando ele entrou nesse universo.

E, agora, vamos exibir esse filme para você.

Para acompanhar a produção, você precisa entrar aqui na página do documentário e cadastrar seu e-mail em nossa lista preferencial do filme.

2) Muitas pessoas vivem nos perguntando: compro Petrobras? Itaú? Ou é hora de comprar Bradesco? Sei que essas ações têm destaque grande na Bolsa, e nas manchetes dos jornais, mas não são, necessariamente, as com o maior potencial de retorno. Acontece que os ativos que ninguém fala são os que podem realmente subir forte em momentos de alta de mercado. O André Zara vai te contar mais sobre isso aqui neste vídeo.

3) E após o vexame do Presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, fica aqui a indicação do Diário dos 100 dias do nosso presidente, do site Seu Dinheiro. O jornalista Eduardo Campos está acompanhando todos os movimentos do capitão nesse início de governo, que é crucial para estabelecer o ritmo das reformas que o país precisa.

4) A minha outra sugestão de leitura de hoje é a matéria “Muito antes de Stuhlberger: A guru da Bolsa brasileira era uma mulher”, que o Gustavo Kahil publicou no site Money Times.

5) Eu não poderia terminar minha newsletter de hoje sem deixar com você o link aberto dos 4 vídeos do treinamento “Como faço para investir o meu dinheiro”. Recebemos uma enxurrada de e-mails pedindo a reabertura e concordei em esticar mais um pouco

Um abraço e até a próxima semana,

Olivia Alonso