Relações Internacionais

Olha o Lula indo: Presidente viaja, de novo, para a Europa; saiba motivo

15 jul 2023, 16:12 - atualizado em 15 jul 2023, 16:12
Lula
Presidente Lula volta ao velho continente para rodada de conversas com 60 líderes estrangeiros (Agência Brasil/ Marcelo Camargo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mais uma viagem internacional marcada. Na noite deste sábado (15), Lula embarca mais uma vez para a Europa. Desta vez, o destino no velho continente será Bruxelas, na Bélgica.

Afinal, o que o presidente fará em território europeu? Ele participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O avião presidencial deverá decolar da Base Aérea de Brasília às 22h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula encontrará líderes do Mercosul e União Europeia

O encontro, marcado oficialmente para os dias 17 e 18, deverá reunir cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos. A delegação brasileira levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa. Além disso, pretende tratar do combate à fome e sobre crimes transnacionais.

Na “3ª Cúpula Celac-União Europeia”, líderes devem discutir a conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul. Lembrando que Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam o bloco econômico da América do Sul.

De acordo com o Itamaraty, Lula levará ao evento o posicionamento brasileiro em relação às últimas exigências da União Europeia para aprovar a assinatura do tratado, que inclui a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais, entre outras coisas.

A previsão é de que o presidente chegue à capital belga pouco depois das 16h (horário local), ou às 11h (de Brasília).

Na agenda de Lula, está a participação no fórum empresarial União Europeia – América Latina, na segunda-feira (17), e na sessão de abertura da Celac. Na terça (18), o presidente participa da Cúpula da Celac-União Europeia. Enquanto o retorno do político ao Brasil está previsto para quarta-feira (19).

*Com Agência Brasil