CryptoTimes

Olha as altcoins aí: Vitória ‘monumental’ de Ripple contra SEC provoca queda de dominância do Bitcoin

21 jul 2023, 18:34 - atualizado em 21 jul 2023, 18:35
Bitcoin criptoativos ativos digitais
Você pode até ganhar dinheiro com Bitcoin, mas são as cryptocents as verdadeiras capazes de fazer fortuna
-(Imagem: Unsplash)

O Bitcoin (BTC) foi o criptoativo dominante durante o segundo trimestre do ano. Um caminho mais claro em direção ao fim do aperto monetário abriu condições para uma arrancada dos ativos de risco, sobretudo, os relacionados ao setor de tecnologia.

Prova disso foi a alta de 38% do Nasdaq desde o início de 2023, colocando o índice das empresas de tecnologia próximo do ‘all time high’ de 15,498 pontos registrados em abril de 2021.

Para o BTC, a história não foi diferente. O ativo digital acumula uma valorização de quase 80% no mesmo período e hoje fica negociado próximo dos US$ 30 mil.

Mas os dias de dominância sem rivais do BTC podem ter acabado esta semana. A razão é a decisão da justiça americana favorecendo a Ripple, fato que estremeceu o mercado de criptoativos e fez parte dos investidores migrarem do Bitcoin para as altcoins.

De acordo com dados do TradingView, a dominância do Bitcoin encontra-se em tendência de queda, aos 49.83%, abaixo dos 52% verificados no final de junho. Agora, os investidores começam a olhar para a decisão judicial como sendo o gatilho para a nova temperada das altcoins.

  • O índice Ibovespa passou dos 120 mil pontos nesta sexta-feira (21). Essa tendência positiva da Bolsa brasileira também é para os fundos imobiliários? Veja no Giro do Mercado o FII de logística para investir agora, clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro, de segunda a sexta, às 12h.

Julgamento da Ripple pode ter aberto a temporada das ‘alt coins’

A plataforma estava em uma batalha judicial há três anos contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). A SEC havia alegado que a empresa realizou uma venda não registrada de títulos, essencialmente argumentando que o token da Ripple, XRP, constitui um título (o que tornaria a transação ilegal, de acordo com a regulação americana atual).

A agência reguladora também alegou que as vendas secundárias de XRP também constituem contratos de investimento, forçando muitas exchanges de criptomoedas a retirá-lo da lista.

Mas não foi isso que a justiça americana entendeu. Segundo a decisão da juíza Analisa Torres, a venda de XRP no mercado de varejo não constitui uma operação de valores mobiliários. O julgamento da empresa ainda continuará nas instâncias superiores, mas essa decisão ajudou a XRP a recuperar sua credibilidade.

Não por acaso, as ações da empresa listadas na Bolsa de Nova York ganharam um salto de 70% depois da decisão judicial.

O token da XRP também foi arrebatado pela decisão inesperada, comandando a maior alta entre os ativos digitais, de 53.2%. Mas o token da Ripple compartilhou esse momento de glória com outras altcoins, como o Synthetix (SNX) e Compound (COMP), que subiram, respectivamente, 33.8% e 41%.

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar