BusinessTimes

Olam foca US$ 3 bi em IPO de unidade em Londres

13 ago 2021, 9:48 - atualizado em 13 ago 2021, 9:48
Sunny Verghese
s recursos devem permitir que a companhia acelere seu crescimento por meio de aquisições, acrescentou Verghese (Imagem: REUTERS/Edgar Su)

A Olam International está considerando levantar cerca de 2 bilhões de libras (2,8 bilhões de dólares) por meio da listagem de sua unidade de ingredientes alimentícios na bolsa de valores de Londres no ano que vem, disseram nesta sexta-feira fontes familiarizadas com o assunto, à medida que a trading sediada em Cingapura busca elevar seu ‘valuation’ e acelerar aquisições.

A Olam, uma das maiores tradings de commodities agrícolas do mundo, deve promover a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Olam Food Ingredients (OFI) como parte de uma reforma de negócios divulgada no ano passado, sob a qual criou duas novas unidades principais de operações.

“Será um IPO substancial. Estará entre os maiores IPO’s realizados na bolsa de valores de Londres (LSE) no passado recente”, disse à Reuters o cofundador e CEO da empresa, Sunny Verghese, que preferiu não revelar uma meta de arrecadação com a operação.

Os recursos devem permitir que a companhia acelere seu crescimento por meio de aquisições, acrescentou Verghese.

As ações da Olam, que possui apoio da estatal cingapuriana Temasek Holdings e da Mitsubishi Corp, operavam em alta de 3,5% nesta sexta-feira, no que dá à empresa um valor de mercado de 5,6 bilhões de dólares cingapurianos.

Verghese disse que a OFI pode entrar no índice FTSE-100, de companhias blue-chips listadas em Londres.

Um ‘valuation’ de mais de 4 bilhões de libras permitiria à OFI entrar no índice e obter uma listagem premium o que exigiria da empresa um ‘free float’ de pelo menos 25% e o atendimento de um conjunto mais rígido de requisitos de governança corporativa.

A OFI inclui os negócios da Olam em cacau, café e nozes, enquanto a Olam Global Agri (OGA) compreende a atuação da empresa em grãos e ração animal, óleos vegetais, arroz e algodão, entre outros.

Verghese disse que o IPO da OFI pode ser concluído até o segundo trimestre do ano que vem, e que a OGA poderá ser listada já no quarto trimestre de 2022.