Okta diz que até 366 clientes podem ter sido atingidos por ataque digital
Centenas de clientes da empresa de autenticação digital Okta foram possivelmente afetados por uma violação de segurança causada pelo grupo de hackers conhecido como Lapsus$, informou a empresa na terça-feira.
A violação despertou preocupação desde que a gangue de extorsão cibernética postou o que pareciam ser capturas de tela internas de dentro da rede da organização há cerca de um dia.
Em uma série de postagens, o diretor de segurança da empresa, David Bradbury, disse que o “impacto potencial máximo” foi de 366 clientes, cujos dados foram acessados através de um prestador de serviços externo, a Sitel.
A Sitel havia contratado um engenheiro cujo laptop fora sequestrado, acrescentou ele.
O número de 366 representava o “pior cenário”, advertiu Bradbury, observando que, em qualquer caso, os hackers foram limitados em seu leque de ações.
A Okta ajuda funcionários de mais de 15.000 organizações a acessar redes e aplicativos com segurança, de modo que uma violação na empresa pode levar a sérias consequências.
Bradbury disse que o ataque não daria “acesso divino” aos invasores, pois eles não seriam capazes de realizar ações como baixar bancos de dados de clientes ou acessar o código-fonte da Okta.
A Okta ficou sabendo da violação em janeiro, segundo ele, enquanto a Sitel Group recebeu um relatório forense sobre o incidente em 10 de março, dando a Okta um resumo das descobertas uma semana depois.
Bradbury disse estar “muito desapontado com o longo período de tempo que transcorreu entre nossa notificação à Sitel e a emissão do relatório completo da investigação”.
A Sitel não retornou imediatamente uma mensagem pedindo comentários nesta quarta-feira.