Oi capta US$ 500 milhões com altos juros de 9%, mas que reduz dívida a 13,67%
A Oi (OIBR3; OIBR4) colocou no mercado um título em dólares em parte para refinanciar dívidas mais caras que assumiu durante a reestruturação atual da empresa.
A operadora, que está em recuperação judicial, está vendendo pelo menos US$ 500 milhões em notas sênior garantidas com juros na faixa de 9%, segundo uma pessoa a par do assunto.
O preço é alto em comparação com a maioria das ofertas este ano, já que apenas seis títulos em dólares com características regulatórias semelhantes foram vendidos com níveis mais altos de yield em 2021, segundo dados compilados pela Bloomberg. Mas ainda é mais barato do que os juros de 13,67% da debênture que a empresa está tentando refinanciar com os recursos.
A Oi passa por uma grande reestruturação de dívida desde o pedido de recuperação judicial em 2016. O processo incluiu a captação de fundos com desinvestimentos, como a venda dos ativos de telefonia móvel para a Telefónica, Telecom Italia e a alienação da participação de 25% na Unitel, a maior operadora de telefonia móvel de Angola.
O plano estratégico da empresa para 2022-24 é focar mais nos clientes e simplificar as operações enquanto busca pagar dívidas existentes, diversificar fontes de receita e resolver questões de concessão, disse o CEO Rodrigo Abreu no início do mês.