Oferta Pública Inicial: entenda o que é e como funciona
IPO é a sigla para Initial Public Offering, que traduzindo par o português significa Oferta Pública Inicial. Em outras palavras, como o próprio nome diz é quando uma empresa vende suas ações ao público pela primeira vez na bolsa de valores.
Para investir em uma empresa que está lançando sua primeiras ações no mercado é preciso ter em mente que irá aplicar seu dinheiro em renda Variável. E, portanto, seu patrimônio estará sujeitos à oscilações do mercado. Para abrir IPO a empresa precisa ter um nome consolidado no mercado e passar por um longo processo que requer tempo e dinheiro.
Além disso, também é levado em consideração o nível de governança da empresa. Pensando em esclarecer todas as dúvidas que possam aparecer fizemos este vídeo bem prático para você entender como funciona essa Oferta Pública Inicial. Não se esqueça de se inscrever no canal e compartilhar com seus amigos.
Como saber se uma empresa está com uma Oferta Pública Inicial?
Investir na renda variável é uma ótima maneira de diversificar a sua fonte de renda. Uma seria setorizar seus investimentos. Por exemplo, fazendo uma carteira 80/20, isso significa que 80% do seu dinheiro estaria em Renda Fixa, podendo ser distribuídos em reserva de emergência, sonhos de médio e longo prazo bem como diversificação. Já os 20% estariam em renda variável para alavancar os seus ganhos sempre tendo em mente que é necessário investir em empresas sólidas.
Essa análise pode ser feita através da leitura dos balanços lançados pela empresa. Partindo do princípio que você tem esse perfil mais moderado o próximo passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Lá na plataforma você receberá mensagens e até mesmo e-mail sobre as empresas que estão lançando IPO. Feito isso, você consegue reservar as suas ações que serão lançadas no mercado após o período determinado.